Sede da OAB em Brasília é parcialmente interditada pela Defesa Civil

A sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi parcialmente interditada pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), após incêndio ocorrido nesse sábado (27/7).

“Durante a vistoria, verificou-se que o incêndio a atingiu principalmente a região de circulação vertical da edificação (caixas de escada, elevadores, ar-condicionado, cabeamentos e equipamentos elétricos). No ato da vistoria, não foi identificada nenhuma patologia estrutural aparente nos andares da edificação”, informou a pasta em nota divulgada neste domingo (28/7).

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, participou da vistoria, no sábado. “Graças à atuação competente do Corpo de Bombeiros, uma verdadeira tragédia foi evitada”, afirmou.

Os técnicos da Defesa Civil emitiram Termo de Interdição Parcial do edifício da OAB, no Setor de Autarquias Sul e informaram que “caberá aos administradores patrimoniais da edificação sinistrada sanar as exigências e entregar laudo com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), produzido por empresa ou profissional habilitado, que ateste a segurança estrutural e indique as causas e possíveis soluções para mitigação dos riscos encontrados; executar serviço de manutenção; e apresentar laudo de estabelecimento de normalidade e cronograma de obras de recuperação”.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos, disse que funcionários já trabalham para reformar o edifício de forma que os serviços no prédio sejam retomados completamente, o mais breve possível.

“Graças a Deus e graças à qualidade da construção do nosso prédio, os danos foram bem menores do que aquilo que a gente imaginava. Muito da nossa estrutura está preservada”, afirmou Campos.

Ele vistoriou a sede da entidade neste domingo, junto ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.

“Devemos à nossa equipe de brigada a preservação desse prédio. Os protocolos foram seguidos de forma muito responsável e atenciosa para que esse fogo fosse contido e concentrado onde esteve por toda a manhã de ontem”, disse Simonetti.

O presidente da OAB-DF ofereceu a estrutura da Seccional para que o Conselho Federal possa utilizar durante a reforma da sede. Após a vistoria neste domingo, Délio comentou que o prejuízo material provocado pelo fogo é grande.

“Vai dar trabalho para o prédio ser totalmente reativado. Mas o importante é que vidas ontem foram salvas”, enfatizou Délio.

Incêndio

Por meio de nota, a OAB explicou que as chamas tiveram início no 3º andar, mas a fumaça se espalhou pelo prédio, “dando a impressão de que o incêndio ocorreu no último andar”. O Corpo de Bombeiros informou, por volta das 10h, que o incêndio foi controlado. O prédio ficou aos cuidados da Defesa Civil.

Havia cinco trabalhadores no prédio no momento do incêndio. Desses, dois estavam no terraço e foram resgatados de helicóptero ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – unidade da rede pública que atende vítimas de queimaduras – após inalarem fumaça.

Ainda não há informações sobre a causa do incêndio, mas a suspeita é de que tenha começado no gerador. Três pessoas foram levadas a hospitais – duas por inalarem fumaça e uma com ferimentos nos pés.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.