RECORDAR ENSINA – O medo como arma para vencer uma eleição

07:32

Estamos de acordo que o republicano George W. Bush ganhou a presidência dos Estados Unidos por conta de uma eleição fraudada no Estado governado por seu irmão, a Flórida?

Estamos de acordo de que por isso mesmo ele estava condenado a ser um presidente fraco, confrontado o tempo todo com a origem fraudulenta do seu poder?

Estamos de acordo que o ataque terrorista do 11 de setembro conferiu a Bush uma legitimidade que ele buscava – e ao seu governo, um objetivo que lhe faltava (a guerra universal contra o terror)?

Anotem, pois: para garantir sua reeleição, Bush precisa desesperadamente que os Estados Unidos sejam novamente atacados. Se não for, ele será derrotado.

É por isso que de vez em quando, desde o 11 de setembro, o governo decreta alerta amarelo, laranja, cor-de-rosa, vermelho, não importa a cor – desde que possa manter a população com medo de um novo ataque.

Ontem foi decretado mais um alerta. O secretário de segurança interna dos Estados Unidos disse que a turma da organização terrorista Al-Qaeda pretende atingir especificamente cinco edifícios – dois em Nova Iorque, dois em Washington e um em New Jersey. Deu o nome dos cinco. E mandou tropas para lá.

Quanto ao Anthrax, aquele pozinho branco que deixou os Estados Unidos em pânico quando começou a ser despachado pelos Correios logo depois do 11 de setembro…

Bem, quando se desconfiou que por detrás do pó havia ou poderia haver terroristas norte-americanos, deixou-se para lá a investigação. E o pozinho sumiu não se sabe como.

Bush governa explorando o medo dos seus compatriotas. Só o medo lhe dará um novo mandato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.