“BC sincero”: Banco Central usa memes para rebater polêmica sobre Pix

O perfil do Banco Central (BC) publicou no Instagram, nesta quarta-feira (15/1), um vídeo para esclarecer detalhes sobre a polêmica do Pix. Cheia de memes da internet, a peça apresenta uma linguagem leve e bem-humorada para repassar o recado do órgão.

Entenda a crise do Pix

  • O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do Banco Central (BC), em funcionamento desde novembro de 2020.
  • Pela norma da Receita, que agora será revogada, transações desse tipo que somassem pelo menos R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas (as empresas) seriam informadas à Receita.
  • Segundo o Fisco, as normas sempre foram as mesmas, sendo apenas incluído o novo sistema de pagamentos.
  • Apesar disso, o governo federal tem sido acusado de fechar o cerco à classe média e aos autônomos, enquanto a Fazenda alega que a medida é direcionada aos grandes sonegadores.
  • A oposição, com destaque para o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), vinha criticando fortemente a medida, que agora cai.

Na peça, enquanto a voz apresenta as informações, memes ilustram a mensagem. O texto afirma que as regras do Pix continuam as mesmas.

“Nada muda nas regras do Pix, BB. Se você fazia Pix gratuitamente, vai continuar fazendo. Não tem tarifa nenhuma. Ninguém vai quebrar seu sigilo e espionar para quem você está fazendo Pix”, diz o vídeo.

O texto da mensagem ainda brinca sobre a propagação de desinformação que o sistema de transferência e pagamentos tem sido alvo nas últimas semanas.

“Se o tio do Zap espalhador de fake alugar um prédio na sua cabeça com essa história que o Pix vai ser cobrado, a gente vai lá e derruba. Não acreditem em qualquer lorota que vocês ouvem por aí.”

O Pix tem sido alvo de desinformação após a edição, pela Receita Federal, de uma norma que alterava o monitoramento de transações. Desde então, o governo federal trava uma batalha na internet para tentar responder aos conteúdos negativos.

Após dias de polêmica, o governo federal resolveu revogar a instrução normativa da Receita que mudava o monitoramento de transações financeiras. O anúncio foi feito na tarde desta quarta.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.