Santa Catarina registra queda de 37% nos homicídios nos primeiros dias de 2025

Foto: Divulgação/PCSC

Santa Catarina registrou uma redução de 37% no número de homicídios nos primeiros 13 dias de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registradas 17 mortes violentas até 13 de janeiro deste ano, contra 27 no mesmo intervalo de 2024. Em 2024, o estado teve um total de 511 homicídios ao longo do ano. A queda também foi observada em outros tipos de crime, como os latrocínios (roubos seguidos de morte), que não ocorreram em 2025, enquanto em 2024 houve dois casos. Já as mortes por lesão corporal também apresentaram redução, com nenhuma registrada até o momento.

Em relação aos feminicídios, foi registrado um caso entre 1º e 13 de janeiro de 2025. A vítima, uma jovem de 19 anos, foi assassinada a facadas em Palhoça, na Grande Florianópolis, no dia 1º de janeiro. O companheiro da vítima, de 33 anos, foi preso preventivamente. Em 2024, o número de feminicídios em Santa Catarina foi de 48, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública e do Observatório da Violência contra a Mulher da Assembleia Legislativa.

Outro dado relevante refere-se às mortes de policiais em serviço. Um policial civil foi morto em serviço entre 1º e 13 de janeiro de 2025, enquanto a Polícia Militar registrou cinco mortes no mesmo período. Esses dados foram divulgados pela Polícia Civil de Santa Catarina, que tem se destacado na redução dos índices de criminalidade.

“A queda nos índices de violência é resultado da integração entre as forças de segurança e do aumento de 30% no orçamento para o efetivo policial. Isso permitiu melhorias em tecnologia, capacitação e infraestrutura. A Operação Verão, com 1,6 mil policiais, e a ampliação de delegacias especializadas em homicídios em oito cidades também foram fundamentais para fortalecer nossa atuaçã0”, ressaltou o delegado geral de SC, Ulisses Gabriel.

Fonte: NSC Total

O post Santa Catarina registra queda de 37% nos homicídios nos primeiros dias de 2025 apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.