HRO recebe visita do Secretário de Estado da Saúde

Encontro entre Secretário de Estado da Saúde e membros da gestão da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, administradora do Hospital Regional do Oeste.

Na última segunda-feira (20), o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou o Hospital Regional do Oeste (HRO) para uma reunião que teve como objetivo discutir importantes questões sobre a melhoria dos serviços prestados à comunidade e o fortalecimento da parceria entre o Governo de Santa Catarina e a instituição.

Entre os principais tópicos abordados, destacaram-se os projetos de ampliação dos serviços e as obras em andamento no hospital, que visam garantir a continuidade de importantes avanços no atendimento à população do Grande Oeste Catarinense. Além disso, foi discutido o andamento da habilitação do HRO como centro de referência em Alta Complexidade em Cardiologia, que deve ter início aos atendimentos ainda no primeiro semestre de 2025, após uma demanda formalizada pela ALVF desde 2008, que aguardava pela habilitação que permitirá o atendimento de pacientes com problemas cardíacos sem a necessidade de grandes deslocamentos, já que 7 dos 8 centros de referência ficam em outras regiões do estado.

Outras demandas também foram destacadas, como a implementação de novos leitos de UTI, a aquisição de um novo aparelho de Ressonância Magnética e a reforma e ampliação do Pronto Socorro do hospital, projetos que já estão em tramitação e fazem parte de um esforço contínuo para melhorar a estrutura e a qualidade do atendimento. O objetivo comum entre o HRO e o Governo do Estado é proporcionar acesso cada vez mais eficiente a serviços de saúde de alta qualidade, com tecnologia de ponta e maior agilidade no atendimento.

A reunião também ressaltou a importância da parceria entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), administradora do HRO, e o Governo de Santa Catarina, que segue investindo na saúde do Grande Oeste do estado. Este trabalho conjunto já resultou em importantes conquistas em 2024 e terá continuidade em 2025. “O HRO continua a avançar e é um hospital essencial para a saúde de Santa Catarina“, afirmou Diogo Demarchi durante o encontro.

Estavam presentes na reunião o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi; os representantes da Gerência de Saúde da Região do Oeste Catarinense, Alexandre Schenatto e Gilvana Schneider; além de membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da ALVF.

Estamos investindo cada vez mais para garantir que a população da nossa região tenha acesso a um atendimento de excelência. Os projetos em andamento e as parcerias com o Governo do Estado são fundamentais para alcançarmos esse objetivo“, afirmou Mauro Damo, presidente da Diretoria Executiva da ALVF durante o encontro. 

A visita também reforçou a importância da colaboração entre a ALVF e o Governo do Estado para garantir a eficiência das políticas públicas de saúde, especialmente em tempos de desafios econômicos e aumento da demanda por serviços médicos.

AVANÇOS NO HRO

Desde 1997, o HRO é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Com uma gestão 100% comunitária e voluntária, a ALVF tem se dedicado a prestar serviços de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cuidados de qualidade, seguros e humanizados.

Há 27 anos à frente do HRO, a ALVF tem buscado constantemente melhorias para garantir que o hospital atenda com excelência as necessidades da comunidade regional. O HRO atende atualmente cerca de 1,5 milhão de pessoas em 132 municípios do Oeste catarinense e conta com uma infraestrutura composta por 306 leitos, incluindo 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal e 10 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), além de 2 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINca). Mais de 93% dos atendimentos são realizados via SUS.

Em 2024, de janeiro a novembro, o HRO registrou mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, sendo 46,2 mil no Pronto Socorro. Durante esse período, foram realizados aproximadamente 136 mil exames de imagem e 621 mil exames laboratoriais. A média de internações via SUS superou as 19,4 mil, com mais de 12,4 mil cirurgias realizadas, além de 3,4 mil partos e cesáreas. O hospital também serviu 727 mil refeições e lavou mais de 1 milhão de kg de roupas.

Esses números refletem o compromisso da ALVF e do HRO, com o apoio do Governo do Estado, em promover a saúde pública de qualidade na região Oeste de Santa Catarina. O hospital segue comprometido em 2025 com sua missão de cuidar das pessoas com segurança, qualidade e humanização.

Por Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira

O post HRO recebe visita do Secretário de Estado da Saúde apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.