Decisão de Trump sobre clima preocupa “mundo inteiro”, diz Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (22/1) que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sair do Acordo Climático de Paris “preocupa o mundo inteiro”.

“Nós vimos o presidente [Trump] fazer a saída do Acordo de Paris, que é um compromisso para não poluir. Ele está dizendo que o governo americano não terá mais compromisso com as metas. Isso preocupa o mundo inteiro”, afirmou Rui no programa “Bom dia, Ministro”, da EBC.

O que aconteceu?

  • Em um dos primeiros atos como presidente, Donald Trump anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global
  • O novo presidente dos Estados Unidos incentivou a perfuração de novos poços de petróleo e o uso de carros a combustão
  • Esta não é primeira vez que Trump retira os EUA do Acordo de Paris. Durante o primeiro mandato, o processo levou anos. Desta vez, a retirada do país do tratado deve ser concluída em 2026
  • Os EUA são o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, atrás apenas da China

O ministro acrescentou que, apesar da decisão de Trump, esse não é o pensamento de muitos governadores norte-americanos, e que a COP 30 (Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas) será o momento para debater sobre o tema.

“Não é a opinião de muitos dos governadores dos EUA, que têm políticas muito estruturadas de defesa do meio ambiente. Esses estados não mudarão suas políticas. Nos EUA, os estados têm muito mais autonomia. Vamos continuar debatendo, chamando a atenção do mundo, e a COP será o momento para isso”, declarou Rui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.