Lula fala com Putin por telefone e indica viagem à Rússia em maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, na manhã desta segunda-feira (27/1). O chefe do Planalto, durante a ligação, indicou ter intenção de viajar a Moscou, na Rússia, em maio deste ano.

Lula foi convidado pelo governo russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio.  Se confirmada, essa vai ser a primeira visita do líder brasileiro à Rússia no atual mandato.

Em outubro, Lula iria à Rússia para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan. A viagem, entretanto, foi cancelada após o líder do Planalto sofrer um acidente.

Ponto a ponto:

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (27/1);
  • Entre os assuntos da conversa, esteve a guerra que opõe Rússia e Ucrânia;
  • Lula ainda indicou que viajará à Rússia em maio deste ano.

Ainda durante o contato, os dois líderes abordaram a guerra entre Rússia e Ucrânia, que se estende há quase três anos. “Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz”, informou o Planalto em nota.

Na conversa, Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado.

O contato entre os dois líderes ocorre poucos dias após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmar que o Brasil perdeu a oportunidade de atuar como mediador do conflito. A declaração foi dada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Outros assuntos abordados no contato foram o lançamento da da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a presidência brasileira do G20, a possibilidade de retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países e o apoio russo à presidência brasileira do Brics.

Em outubro do ano passado, os dois tiveram outro contato telefônico. Na ocasião, os dois líderes trataram do estado de saúde do presidente brasileiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.