Perigos geológicos em pontos turísticos de Torres, RS

Parque da Guarita e o Caminho da Santinha foram os pontos avaliado por pesquisadores

Foto: Valmoci de Souza/Nortesul News

Os pontos são os mais visitados da “Mais Bela” Praia do Rio Grande do Sul, porém apresentam alguns perigos geológicos que demandam muita atenção para evitar qualquer acidente com turistas.

Os riscos foram divulgados pelo SGB- Serviço Geológico do Brasil e envolvem o tombamento de colunas rochosas e queda livre de blocos de rochas.

De acordo com o pesquisador em geociências Anselmo Pedrazzi, o relatório faz parte do projeto Avaliações Geotécnicas em Atrativos Geoturísticos, que foi criado pelo SBG em 2022, após o desabamento de rochas no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais, que vitimou 10 pessoas.

Dentro da iniciativa, a equipe faz um mapeamento dos perigos de cada ponto turístico, que costuma ser solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por associações envolvidas com o turismo ou pelos gestores locais.

O mapeamento de Torres foi realizado de 29 de maio a 2 de junho de 2023 e o relatório foi produzido nos meses seguintes, sendo concluído em setembro. A publicação, contudo, só ocorreu em 2024. Pedrazzi afirma que foi a prefeitura do município que solicitou à equipe uma avaliação do Parque da Guarita e do Caminho da Santinha, que fica no calçadão da Praia da Cal.

O especialista explica que, através do uso de drones, a equipe realizou o mapeamento de imagens que gerou um modelo digital de elevação, que é como se fosse um scanner em 3D do local:

— Com esse material, fizemos uma modelagem de computador que, baseada na amplitude, na altura, na inclinação e no tipo de material das encostas, se é solo ou rocha, nos gerou as manchas de áreas de atingimento e de áreas de deflagração de processo. Com isso, caracterizamos essas áreas para poder estipular o grau de perigo (muito alto, alto, médio e baixo) desses locais. É isso que consta nos mapas que compõem o relatório.

Informações: GZH

O post Perigos geológicos em pontos turísticos de Torres, RS apareceu primeiro em Nortesul News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.