Influenciadora de moda é acusada de fraude em campanha de caridade

A influenciadora italiana de moda Chiara Ferragni está sendo processada por fraude agravada por uma campanha publicitária enganosa de um pandoro de Natal. A acusação, feita pela agência antitruste do país europeu, alega que a campanha induziu os consumidores ao erro sobre uma doação para um hospital infantil, nunca realizada.

Influenciadora de moda Chiara Ferragni fraude caridade - metrópoles
Chiara tem quase 30 milhões de seguidores no Instagram

Entenda:

  • Italiana mais seguida no Instagram, Chiara Ferragni está sendo processada por fraude agravada após campanha que prometia doação de lucros da venda de um pandoro de Natal para um hospital infantil.
  • A empresa Balocco já havia doado 50 mil euros antes da campanha, sem repassar valores adicionais ao hospital, enquanto Ferragni faturou mais de 1 milhão de euros com a ação.
  • A influencer de moda doou o valor recebido e se desculpou publicamente, alegando erro de comunicação. Contudo, o caso segue em julgamento.
  • Além do julgamento em andamento, Ferragni perdeu 200 mil seguidores e teve contratos cancelados com grandes marcas, como a Coca-Cola.

Vem saber mais!

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Campanha que gerou a investigação

Chiara Ferragni acumula quase 30 milhões de seguidores no Instagram — é a mulher italiana mais seguida na plataforma. Seus conteúdos atraem interessados pela moda e por seu estilo de vida luxuoso e familiar.

Toda essa tranquilidade foi por água abaixo após denúncias de que a venda de um pandoro (semelhante a um panetone) da marca Balocco não teria gerado a doação prometida pela marca e pela influenciadora ao hospital infantil Regina Margherita, em Turim.

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A italiana recebeu, pela campanha, 20 vezes mais do que o valor doado ao hospital infantil

A campanha de marketing do pandoro, a Pink Christmas, afirmava que parte dos lucros seria destinada ao hospital infantil. No entanto, foi revelado que a empresa Balocco já havia feito uma doação de 50 mil euros ao hospital antes do lançamento do produto, e não houve outras doações adicionais. Ferragni, por outro lado, ganhou mais de 1 milhão de euros com a campanha.

Assim que a polêmica surgiu, a Autoridade Antitruste Italiana multou Chiara Ferragni e a Balocco em mais de 1 milhão de euros por enganar os consumidores. Em resposta, a influenciadora doou para o hospital o valor que havia recebido pela campanha e se desculpou publicamente, alegando que houve um “erro de comunicação”.

Influenciadora de moda Chiara Ferragni fraude caridade - metrópoles
Chiara continua ativa nas redes sociais

 

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Uma campanha da influenciadora com a Coca Cola foi tirada do ar

Consequências para a influenciadora

Apesar da doação, o julgamento de Ferragni continua, porque as acusações são de fraude agravada, e não apenas de falta de doação. Além das multas e do processo judicial, a influencer perdeu 200 mil seguidores e teve contratos com grandes marcas como a Coca-Cola cancelados.

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