Operação Shadow Ride: GAECO e Polícia Civil desarticulam grupo criminoso que aplicava o golpe da “compra confirmada”

Ação policial tem o objetivo de dar cumprimento a sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, expedidos contra grupo investigado por lesar cidadãos catarinenses.

Na manhã desta quinta-feira (30/01), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO), e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), pela Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital (DCE), com o apoio operacional do GAECO/MPRS, deflagraram, em conjunto, a Operação Shadow Ride.

O objetivo da operação é desarticular um grupo criminoso oriundo do Rio Grande do Sul, com atuação em Santa Catarina, especializado no Golpe do Falso Pagamento, também conhecido como Golpe da Compra Confirmada.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, além de quatro mandados de prisão temporária, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital/SC, com manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital (DCE), com apoio técnico do CyberGAECO, teve início no final de 2024, após o registro de diversos boletins de ocorrência em Santa Catarina. As vítimas relataram crimes de estelionato em plataformas de vendas online, nos quais os criminosos utilizavam falsos comprovantes de pagamento para pressionar os vendedores a entregarem os produtos a motoristas de aplicativos. Esses motoristas, sem conhecimento do esquema, levavam os itens aos criminosos em endereços públicos.

Somente na capital catarinense, foram identificadas oito vítimas dos criminosos, resultando em um prejuízo aproximado de R$30.000,00, com indícios de que outras dezenas de pessoas também podem ter sido lesadas no estado. E, segundo informações obtidas durante as investigações, os suspeitos criaram mais de 3.500 contas em uma plataforma de vendas nos últimos três anos.

O post Operação Shadow Ride: GAECO e Polícia Civil desarticulam grupo criminoso que aplicava o golpe da “compra confirmada” apareceu primeiro em Nortesul News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.