Ex-homens fortes do governo Bolsonaro discutem nas redes: “Seja homem”

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (Novo-SP) e o ex-secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) Mario Frias (PL-SP) trocaram farpas no X (antigo Twitter), neste domingo (2/2), por divergências em relação às eleições das mesas na Câmara dos Deputados e no Senado. Atualmente, ambos exercem mandatos de deputado federal.


O que aconteceu

  • A discussão começou após Salles comemorar os 31 votos recebidos pelo candidato do Novo, Marcel Van Hattem, para a presidência da Câmara. A votação ocorreu nesse sábado (1º/2) e sacramentou a vitória de Hugo Motta (Republicanos-PB), com 444 votos.
  • Bolsonaro selou acordo para apoiar o candidato do Republicanos. A candidatura de Motta foi endossada tanto pelo PL, do ex-presidente, quanto do PT, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
  • Mario Frias acusou Salles de disparar indiretas com o intuito de desgastar a imagem de Bolsonaro e angariar votos para candidatos do Novo nas eleições de 2026.

Sem fazer menção ao ex-presidente, Salles escreveu em um post no X que os votos conquistados por Van Hattem “representam os valores da direta liberal conservadora, que não transige com o Centrão”. Em agosto do ano passado, o ex-ministro de Bolsonaro deixou o PL e se filiou ao Novo para tentar se lançar ao Senado em 2026.

“Apesar da nossa ainda reduzida, porém honrosa bancada de apenas 4 deputados federais do Novo, conseguimos obter 31 votos para o Marcel Van Hattem na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Esses votos efetivamente representam os valores da direta liberal conservadora, que não transige com o Centrão, não coaduna com posturas e práticas incompatíveis com as nossas crenças”, escreveu o ex-ministro.

A postagem foi compartilhada por Van Hattem, que fez menção à candidatura de Salles ao Senado. Foi então que Mario Frias respondeu, acusando os colegas de Casa de tentar “desgastar Bolsonaro” para angariar votos nas próximas eleições.

“Então finalmente vocês estão abrindo o jogo, o teatro que vocês criaram nas eleições das casas, no intuito de desgastar o presidente Bolsonaro, tinha o objetivo de garantir votos para vocês em 26. Quem poderia imaginar!?”, escreveu o ex-secretário de Cultura.

Salles rebateu, argumentando que não houve o intenção de atacar o ex-presidente. “Essas ilações conspiratórias e vitimizações forçadas são ridículas. Não queremos gente corrupta, fisiológica, adesista etc. nos cargos chave do País e, tenho certeza, você também não quer”, frisou.

Frias subiu o tom e acusou Salles de mandar indiretas afirmando que o ex-presidente “se vendeu para o centrão”.

“Claro, Salles, você dar indiretas (bem corajoso da sua parte) dizendo que ele vai ganhar de quatro, que se vendeu para o centrão ou que não é conservador de verdade não desgasta em nada ele. Já que toda hora você arrota sobre coragem, ao menos tenha coragem de ser honesto e direto. Não me trate como um idiota, tenha o mínimo de hombridade, já que, até agora, isso lhe falta, ao menos seja homem o suficiente para assumir o que está fazendo. Esse papelão que você está se prestando a desempenhar com o cara que viabilizou sua eleição é ridículo.”

Confira a discussão:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.