Estados Unidos assina acordo de cooperação nuclear com El Salvador

Estados Unidos e El Salvador assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação nuclear entre os dois países. O pacto foi firmado na segunda-feira (3/2) durante visita do secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, ao país liderado por Nayib Bukele.

De acordo com um comunicado divulgado pela diplomacia norte-americana, a decisão visa estreitar o trabalho entre os dois países no campo de cooperação nuclear pacífica.

“Estados Unidos e El Salvador têm relacionamento diplomático duradouro e cooperação de longa data nas áreas de segurança, energia e comércio. Este NCMOU [Memorando de Entendimento sobre Cooperação Nuclear Civil Estratégica] representa um passo inicial para estabelecer parceria nuclear civil robusta entre os Estados Unidos e El Salvador com o objetivo de aumentar a segurança energética, promover a prosperidade mútua por meio da cooperação econômica expandida e promover os mais altos padrões de segurança nuclear, proteção e não proliferação”, destaca comunicado do Departamento de Estado dos EUA.

Rubio, que promete implementar uma diplomacia clara e direta que coloque os interesses norte-americanos em primeiro lugar, também se reuniu com o presidente salvadorenho durante visita ao país da América Latina.

Entre os temas discutidos no encontro a chancelaria norte-americana informou que questões ligadas à segurança, como organizações criminosas e imigrantes ilegais, marcaram o tom da reunião.

Depois de se encontrar com Rubio, Bukele disse ter colocado o sistema prisional de El Salvador à disposição dos EUA para receber criminosos. Em troca, o polêmica líder salvadorenho pediu o pagamento de uma taxa ao governo Trump, mas sem detalhar valores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.