Quase 60% dos aprovados no CNU são do Sudeste e Nordeste. Veja dados

Entre os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira (4/2), quase 60% são moradores de cidades do Sudeste e Nordeste do país.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou nesta tarde os dados preliminares referentes ao perfil dos aprovados. Na divisão por região, 32,9% deles são do Sudeste e 26% do Nordeste, as duas regiões que encabeçam o ranking.

Em seguida, aparecem Centro-Oeste, com 25,6%, Sul com 9,8% e Norte com 5,6%. O concurso ofereceu 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos e entidades do governo federal. Os aprovados, segundo Dweck, são de 908 cidades do país.

“Nessa primeira análise, fica claro que conseguimos cumprir muitos dos nossos objetivos com esse concurso, que eram a democratização do acesso ao serviço público e ter servidores com a cara do Brasil. Foram aprovadas pessoas dos 27 estados do país”, destaca a ministra.

O CNU teve mais de 2,1 milhões de inscritos, sendo que quase 1 milhão fizeram as provas. O concurso unificado foi aplicado em agosto do ano passado, em 228 cidades e 3.647 locais espalhados pelo território nacional.

Divulgação do resultado

O Ministério da Gestão, em parceria com a banca responsável pelo concurso, Fundação Cesgranrio, divulgou na manhã desta terça os resultados definitivos dos cargos de nível médio – bloco 8 do certame. A relação de aprovados já pode ser consultada na área do candidato.

A banca divulgou, ainda, as listas preliminares de classificação dos blocos 1 a 7 do concurso, ou seja, dos cargos de nível superior. O resultado definitivo dessas categorias, no entanto, só será divulgado no dia 28 de fevereiro.

As 6.640 vagas do concurso foram divididas em oito blocos temáticos. São eles:

– Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharia;

– Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação;

– Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas;

– Bloco 4: Trabalho e Saúde dos Servidores;

– Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;

– Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação;

– Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública;

– Bloco 8: Nível médio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.