Entenda o real interesse da Globo em priorizar o Oscar ao Carnaval

A TV Globo surpreendeu com as notícias de que dará prioridade à transmissão da cerimônia do Oscar 2025 no dia 2 de março, empurrando os desfiles das escolas de samba para um horário posterior. A decisão, no entanto, tem um motivo que vai muito além da premiação hollywoodiana: um movimento estratégico para dar visibilidade a um produto que também é dela.

Nós vamos explicar! Muitos exaltaram a emissora por estar privilegiando a cerimônia por conta do desempenho de Ainda Estou Aqui, longa dirigido por Walter Salles, que concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme. No entanto, o que poucos perceberam é que a produção tem envolvimento direto da própria Globo, através da Globoplay.

Sim, caros leitores. Acontece que a plataforma é uma das coprodutoras do filme ao lado da Arte France Cinéma e da Conspiração Filmes. Ou seja, na realidade, a Globo está aproveitando a projeção internacional para impulsionar um produto de sua própria plataforma, utilizando o Oscar como vitrine global.

6 imagens

Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui

Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui
Selton Mello compartilha fotos dos bastidores de Ainda Estou Aqui
Elenco de Ainda Estou Aqui
Elenco de Ainda Estou Aqui
1 de 6

O filme Ainda Estou Aqui e a atriz Fernanda Torres recebem indicações para o Globo de Ouro de 2025. Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz

Reprodução

2 de 6

Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui

Divulgação

3 de 6

Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui

Divulgação

4 de 6

Selton Mello compartilha fotos dos bastidores de Ainda Estou Aqui

Reprodução

5 de 6

Elenco de Ainda Estou Aqui

Instagram/Reprodução

6 de 6

Elenco de Ainda Estou Aqui

Instagram/Reprodução

A grande questão é que se estivesse na disputa um filme brasileiro que não tivesse qualquer envolvimento da Globo, dificilmente a emissora daria tanta visibilidade à premiação, chegando até mesmo a alterar sua programação para priorizar a cerimônia norte-americana.

A estratégia da Globo deixa evidente que, quando se trata de interesses comerciais e projeção de mercado, nem mesmo a grande cobertura do Carnaval consegue competir com a oportunidade de valorizar um produto nacional na principal premiação do cinema mundial. Não é mesmo?


Ainda Estou Aqui

  • O filme de Walter Salles conta a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva.
  • Paiva foi assassinado pela ditadura militar no Brasil e seu corpo jamais foi encontrado.
  • O filme é inspirado no livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva.
  • Desde sua estreia no circuito brasileiro, em 7 de novembro de 2024, Ainda Estou Aqui havia levado mais de 3,6 milhões de pessoas aos cinemas até o dia 26 de janeiro.
  • É um dos 20 filmes brasileiros mais vistos de todos os tempos.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.