Em meio a caos no Jardim Pantanal, PT propõe CPI das Enchentes em SP

São Paulo – O vereador Alessandro Guedes (PT) protocolou, nesta terça-feira (4/2), uma CPI para investigar as causas das enchentes e inundações que atingiram a região do Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo.

Os vereadores da bancada do PT conseguiram coletar as 19 assinaturas necessárias para protocolar a CPI no primeiro dia dos trabalhos da Câmara Municipal.

Após o protocolo, as lideranças da Casa vão discutir quais CPIs devem ir à plenário para aprovação e, enfim, implementação. Ao menos dias CPIs precisam ser abertas, de acordo com o regimento interno da Câmara.

Durante o colégio de líderes, nesta terça-feira (4/1), o presidente Ricardo Teixeira (União) afirmou que pretende abrir uma CPI da oposição e outra da situação.

Até o momento, além da CPI das Enchentes, foram protocoladas duas comissões que miram ocupações feitas por movimentos de moradia — protocoladas por Lucas Pavanato (PL) e Amanda Vettorazzo (União) — e outra que busca investigar ONGs que atuam na Cracolândia, também de Pavanato.

O PT ainda articula o procoloco de CPIs contra aumento de tarifas da Sabesp, a privatização do serviço funerário, programa de habitação da prefeitura e nos empreendimentos imobiliários voltados a habitação de interesse sociais.

Além do pedido de CPI, a oposição a Ricardo Nunes na Câmara também quer convocar secretários da gestão municipal para prestar explicações sobre as ações da prefeitura para o enfrentamento das chuvas.

Nesta terça, o PSol protocolou um requerimento de convocação dos secretários de Infraestrutura Urbana e de Habitação para prestarem esclarecimentos sobre as ações e propostas da Prefeitura Municipal em relação à enchente no Jardim Pantanal.

Nos bastidores, há uma articulação para que o requerimento parta da própria Mesa Diretora da Câmara. Dessa forma, o pedido não precisaria passar por votação em plenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.