Artista brasileiro Ernesto Neto expõe instalações de crochê em Paris

Com diversas exposições internacionais no currículo, o artista plástico brasileiro Ernesto Neto está de volta a Paris, na França. Reconhecido pelas criações esculturais em técnicas como o crochê, ele dispôs algumas instalações monumentais na loja de departamentos Le Bon Marché Rive Gauche, a convite do espaço. Nos trabalhos, expostos até 23 de fevereiro, o carioca explora a cor branca e interpreta as figuras bíblicas de Eva, Adão e da Serpente, que inspira o nome da mostra, Le La Serpent.

Vem saber mais:

  • A loja de departamentos parisiense Le Bon Marché Rive Gauche convidou o brasileiro Ernesto Neto para a 10ª edição da exposição de arte que o espaço realiza em janeiro. Na França, o artista é famoso pela instalação Leviathan Thot, de 2006, no Panteão de Paris.
  • Para a exposição única, no Bon Marché, ele se inspirou no “Mês do Branco”, tradição francesa do século 19 em que, durante janeiro, as lojas fazem saldos de produtos na cor branca, especialmente do segmento cama, mesa e banho. A criação desse conceito é atribuída aos fundadores da loja, o casal Aristide e Marguerite Boucicaut.
  • Por isso, como fazem os artistas convidados para a série, Ernesto Neto trabalhou as instalações na cor branca, na técnica que é especialidade dele: o crochê. Por meio delas, faz uma “interpretação alegre e espiritual do mito fundador da humanidade”, a história bíblico de Adão e Eva.
  • Criadas no ateliê de Ernesto no Rio de Janeiro, as obras expostas incluem cobra de 28 metros, presa no teto central de vidro sobre as escadas rolantes centrais; vitrines interativas vistas pelas ruas de Sèvres, du Bac e de Babylone; e uma experiência imersiva no segundo andar, intitulada Avant que le temps n’apparaisse (“Antes que o tempo apareça”, em tradução livre).
Exposição Le La Serpent, do artista Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche - Metrópoles
Visão de baixo da instalação em formato de cobra que dá nome à exposição de Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche

Diálogo com a arte

Inaugurada em 1852, a Le Bon Marché Rive Gauche foi a primeira loja de departamentos do mundo e é uma referência até os dias atuais, atendendo a 15 mil clientes diariamente. A loja pertence, desde 1984, ao conglomerado de luxo LVMH, dono de grifes internacionais famosas como Louis Vuitton, Dior, Givenchy e Fendi.

Decorado com móveis e obras assinados por artistas, entre nomes consagrados e emergentes, o espaço comercializa produtos de moda e lifestyle, além de receber exposições de arte. Nos meses de janeiro, desde 2016, a loja tem a tradição de convidar nomes da arte contemporânea para criar instalações imersivas, usando a cor branca. Agora, na 10ª edição, é a vez de Ernesto Neto.

A artista plástico brasileiro Ernesto Neto - Metrópoles
O artista plástico brasileiro foi convidado para a 10ª edição da série de exposições de arte que a loja de departamentos, a primeira do mundo, faz aos meses de janeiro

 

Exposição Le La Serpent, do artista Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche - Metrópoles
As instalações da mostra são trabalhadas em crochê, a partir de materiais naturais, como o algodão

 

Exposição Le La Serpent, do artista Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche - Metrópoles
Parede interativa na instalação Avant que le temps n’apparaisse, que compõe a mostra

Instalações esculturais

Famoso pelo trabalho em crochê que mescla instalação e escultura, Ernesto Neto nasceu em 1964, na capital fluminense. As obras do artista carioca, influente na cena artística contemporânea, remetem a organismos vivos e convidam o público a experimentar, seja com os sentidos ou a mente, propondo encontros entre homem e natureza. Ele trabalha a técnica por meio de materiais naturais, incluindo algodão, madeira, argila e até mesmo folhas ou especiarias.

Visualmente, as instalações do artista também chamam atenção pelo equilíbrio das obras em relação à gravidade, muitas vezes compostas por redes e membranas que também carregam referências simbólicas à natureza, para além dos materiais. O trabalho de Ernesto já foi exibido em diversas exposições individuais e coletivas ao redor do Brasil e do mundo, além de algumas delas comporem coleções públicas.

Exposição Le La Serpent, do artista Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche - Metrópoles
Outra parte da instalação Avant que le temps n’apparaisse

 

Exposição Le La Serpent, do artista Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche - Metrópoles
As cores se destacam entre o branco, um dos temas centrais da série de exposições, devido ao Mês do Branco, celebrado em janeiro

 

Exposição Le La Serpent, do artista Ernesto Neto na loja Le Bon Marché Rive Gauche - Metrópoles
A exposição pode ser vista até 23 de fevereiro

França-Brasil

A exposição com Ernesto Neto, segundo a Bon Marché, também se conecta à Temporada Intercultural França-Brasil, que celebra os 200 anos das relações bilaterais entre os dois países, em duas fases. A etapa francesa vai de abril a setembro, enquanto a brasileira será de agosto a dezembro, com uma programação que promete enriquecer a relação cultural, econômica e acadêmica entre o Brasil e o país europeu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.