Conheça influenciador investigado pelo MP por enganar consumidores

Isaac Moreira, influenciador digital do Maranhão, é um dos investigados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na operação deflagrada na quarta-feira (12/2), por suspeita de envolvimento em um esquema de fraude contra consumidores.

O influenciador afirma ser contador, estudante de economia e educador financeiro, e acumula mais de 600 mil seguidores nas redes sociais. Segundo as investigações, ele utilizaria da influência digital para promover o Instituto Sigilo, uma entidade falsa que se passava por instituição de defesa de direito do consumidor.

Isaac também foi candidato a vereador nas eleições municipais de 2024. No instituto, ele utilizava a imagem do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e do próprio MPDFT indevidamente para conferir credibilidade à organização fraudulenta.

Além disso, ele era um dos responsáveis por disseminar informações falsas sobre ações coletivas milionárias supostamente ajuizadas pelo Instituto Sigilo, buscando atrair vítimas para o golpe. Confira no vídeo abaixo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isaac Moreira (@isaacmoreiraoficial)

Operação Sigilo

A Operação Sigilo revelou que o Instituto Sigilo é investigado por prometer indenizações falsas a consumidores por meio de um site fraudulento, obtendo vantagens econômicas ilegais.

Além de Isaac, foram revelados outros dois nomes no esquema. Camila Janssen, vice-presidente e especialista em T.I, era responsável pela manutenção do site fraudulento, enquanto Juliana Marques, diretora-administrativa, atendia consumidores e propagava informações falsas sobre ações movidas pelo MPDFT contra grandes empresas, como a Serasa Experian.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.