Escola pública de libras e português escrito é inaugurada no DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (14/2), a Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto.

A unidade, projetada para atender estudantes surdos e deficientes auditivos de todo o Distrito Federal, iniciou suas atividades na segunda-feira (10/2), após conclusão da reforma do espaço no segundo semestre de 2024.

“É uma alegria muito grande porque muitas vezes as pessoas surdas e as pessoas com deficiência também são esquecidas. No nosso governo não, nós trabalhamos com a inclusão”, afirmou o governador.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também participaram da solenidade.

“Criamos a secretaria das pessoas com deficiência e atendemos a um pedido da ex-primeira-dama do Brasil, Michelle, que nos pediu a construção dessa escola. Essa obra atende exatamente aqueles que mais precisam no sentido da inclusão para preparar essas crianças e esses adolescentes para o mercado de trabalho”, destacou Ibaneis.

No início do ano passado, pais e alunos surdos cobraram a inauguração da unidade. O prédio, que fica na 912 Sul, estava em reforma desde novembro de 2022.

Em sua fala, Michelle Bolsonaro disse estar muito emocionada e classificou a inauguração muito especial para a comunidade surda.

“Esse é o modelo ideal para a verdadeira inclusão dos surdos, pois aqui eles verdadeiramente aprendem as duas línguas necessárias para a verdadeira inclusão social”, disse.

“Numa escola de surdos não é necessário que os estudantes gastem mais de um ano para aprenderem todos os componentes curriculares. Porque eles podem compreender os conteúdos na mesma velocidade que estudantes ouvintes os compreendem em sua língua oral”, pontuou Michelle.

Estrutura

Com salas de aula inclusivas, laboratórios modernos e até uma horta suspensa, a Escola Bilíngue do Plano Piloto foi pensada para oferecer um ambiente acolhedor e de qualidade, abrangendo todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A proposta pedagógica visa não apenas garantir o aprendizado, mas também promover a interação e o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Na oportunidade, aprovados no concurso da Secretaria de Educação do DF de 2022 cobraram convocação para zerar o Banco. De 83 aprovados em Letras e Libras, ainda restam nomear 68 pessoas.

Educação Inclusiva

A unidade é a segunda Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do DF. Ambas as unidades, em Taguatinga e no Plano Piloto, seguem o mesmo padrão de excelência, com infraestrutura adaptada e métodos pedagógicos que valorizam a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o aprendizado bilíngue.

Em 2024, a Escola Bilíngue de Taguatinga atendeu 76 estudantes surdos e deficientes auditivos e, desde 2014, formou 216 estudantes no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), demonstrando o impacto social positivo e a relevância das escolas bilíngues na promoção de uma educação mais inclusiva.

O período oficial de matrículas em ambas as escolas para o ano letivo de 2025, já acabou. No entanto, novas inscrições poderão ser realizadas ao longo do ano, dependendo da disponibilidade de vagas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.