Hamas revela nomes de próximos 6 reféns israelenses a serem libertados

O porta-voz do Hamas, Abu Ubaida, anunciou nesta sexta-feira (21/2) os nomes dos reféns israelenses que serão libertados neste sábado (22/2), como parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino. O anúncio ocorre em meio a conflitos nos quais Israel acusa o Hamas de entregar o corpo de outra pessoa em vez do que uma refém israelense.

O grupo decidiu liberar neste sábado os seguintes reféns israelenses: Elia Maimon Isaac Cohen, Omar Shem Tov, Omer Fenkert, Tal Shoham, Avera Mengistu e Hisham Al-Sayed

A entrega dos reféns ocorre em cumprimento aos acordos de cessar-fogo entre Israel e Hamas. A primeira das três fases do acordo envolve a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.

Segundo os termos iniciais, 33 reféns mantidos em Gaza pelo Hamas serão soltos neste estágio do cessar-fogo. Em troca, Israel deve libertar cerca de 1 mil presos palestinos.

De acordo com o porta-voz, “no âmbito” do acordo de cessar-fogo, as brigadas do grupo decidiram libertar os reféns neste sábado.

Corpo errado

Nessa quinta-feira (20/2), o grupo já havia entregado os corpos de quatro reféns, que seriam: Shiri Bibas, de origem argentina, seus filhos Kfir Bibas, de oito meses, e Ariel Bibas, de 4 anos, além do idoso Oded Lifschitz, outro refém morto em cativeiro. Eles foram transferidos em caixões escuros.

No entanto, os militares israelenses afirmaram nesta sexta que um dos quatro corpos devolvidos pelo grupo não é o da refém Shiri Bibas. Eles classificaram o fato como uma “violação de extrema gravidade” do acordo, que já era precário.

“Durante o processo de identificação, foi determinado que o corpo adicional recebido não é o de Shiri Bibas, e nenhuma correspondência foi encontrada para qualquer outro refém. Este é um corpo anônimo e não identificado”, informaram.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que faria o Hamas pagar.

O grupo admitiu o erro na entrega dos corpos e afirmou que, na verdade, o corpo era de uma mulher não identificada de Gaza. De acordo com o oficial do Hamas, Ismail al-Thawabteh, o corpo de Shiri se transformou “em pedaços após, aparentemente, ter sido misturado a outros corpos sob os escombros”. Eles solicitaram a Israel a devolução do corpo da mulher de Gaza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.