Pão de queijo: entenda por que não existe legislação para produção

O pão de queijo é uma iguaria sem igual. Geralmente feita com uma mistura de polvilho e queijo, a receita mineira está presente em todo território brasileiro. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que não há legislação que defina os padrões de qualidade e identidade do produto.

Ao Metrópoles, a engenheira de alimentos e padeira Marilda Fajardo explica que a produção de pão de queijo não segue nenhum padrão específico. Com a disputa por preços mais baixos, alguns fabricantes têm reduzido a quantidade de queijo na receita — e, em alguns casos, até mesmo eliminado o ingrediente.

“A grande maioria dos produtos alimentícios segue legislações específicas. O chocolate tem classificações com base no teor de cacau, assim como o suco, que varia entre néctar, refresco… Já o pão de queijo, independentemente da porcentagem de queijo utilizada ou até mesmo sua ausência, ainda é comercializado como ‘pão de queijo’”, diz.

A engenheira de alimentos acrescenta: “Eu, por exemplo, produzo um pão de queijo premiado que contém 27% de queijo em relação à formulação total, enquanto no mercado atual, a média mais comum são 5%. Pensando assim, como podem ser englobados como o mesmo produto?”.

pão de queijo recheado com catupiry

Avaliação de rótulos de pão de queijo

Um estudo, realizado em 2022 pela Faculdade de Engenharia Química, na Universidade Federal de Uberlândia (MG), avaliou o rótulo de 50 marcas brasileiras de pão de queijo. O fato de não existir uma legislação que regule a produção do produto resultou na diferença de ingredientes usados.

“Observa-se que todas as marcas têm como ingrediente base o amido de mandioca, o que era esperado. […] Uma quantidade expressiva de marcas utiliza aroma para composição do sabor de queijo. Essa prática é feita para reduzir o custo de produção, visto que, com o uso de aroma, é possível reduzir a quantidade de queijo utilizado na formulação”, explicou a autora da pesquisa.

De acordo com o estudo, algumas empresas (38%) não declararam qual tipo de queijo utilizaram em sua formulação. O queijo mais utilizado é o parmesão, entretanto, muitas empresas fazem composição entre queijos.

Embora não exista legislação específica para o pão de queijo, o produto está sujeito a alguns regulamentos e enquadramentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.