Lula cumprimenta Friedrich Merz por vitória na Alemanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou Friedrich Merz, líder da aliança conservadora, pela vitória nas eleições da Alemanha, realizadas nesse domingo (23/2). O resultado do pleito também marcou o avanço da ultradireita no país, que registrou o melhor desempenho desde a Segunda Guerra Mundial.

Em nota, o titular do Planalto ressaltou a parceria entre os países na “defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”.

“Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”, diz o presidente.

“Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, reforçou.

Outros líderes mundiais também se manifestaram sobre a vitória do conservador. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou a escolha dos alemães. “Felicito a CDU/CSU e Friedrich Merz pela sua vitória nas eleições para o Bundestag. Uma voz clara dos eleitores, e vemos como isso é importante para a Europa. Aguardamos com expetativa a continuação do nosso trabalho conjunto com a Alemanha para proteger vidas, aproximar a verdadeira paz da Ucrânia e reforçar a Europa”, disse.

O titular da Casa Branca, Donald Trump, alfinetou o atual governo de Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata, que saiu derrotado.

“Tal como nos Estados Unidos, o povo alemão cansou-se da agenda sem senso comum, especialmente em matéria de energia e imigração, que prevaleceu durante tantos anos. Este é um grande dia para a Alemanha e para os Estados Unidos sob a liderança de um cavalheiro chamado Donald J. Trump. Parabéns a todos – muitas mais vitórias seguirão”, escreveu Trump.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.