VÍDEO – Camundongos são flagrados prestando primeiros socorros a companheiros inconscientes

Um estudo publicado na revista Science revelou que camundongos são capazes de prestar primeiros socorros a companheiros inconscientes, um comportamento antes atribuído apenas a espécies como golfinhos, elefantes e chimpanzés. A descoberta sugere que o instinto de cuidado pode ser mais comum entre os animais do que se pensava.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia conduziram experimentos em que colocaram dois camundongos na mesma gaiola e sedaram um deles. O outro, ao perceber a inatividade do companheiro, reagiu imediatamente: deu patadas, mordeu e até puxou sua língua para desobstruir as vias aéreas. Em um dos testes, o camundongo socorrista removeu uma pequena bolha de plástico da boca do parceiro, permitindo que ele voltasse a respirar.

A análise da atividade cerebral dos camundongos revelou que o comportamento de resgate é coordenado pela amígdala e pelo hipotálamo, regiões associadas à liberação de ocitocina, hormônio ligado a interações sociais e cuidado parental. Além disso, o estudo mostrou que até mesmo filhotes, que nunca haviam presenciado ações de socorro, demonstraram o mesmo instinto, sugerindo que a atitude não é aprendida, mas inata.

Apesar das semelhanças com técnicas de reanimação humanas, os cientistas destacam que os camundongos não realizam uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O comportamento observado se assemelha mais a estímulos para despertar alguém inconsciente, como cheiros fortes ou leves tapas.

A pesquisa amplia o entendimento sobre o comportamento social dos animais e levanta novas questões sobre a existência de mecanismos instintivos de empatia e cuidado dentro das espécies.

Com informações de G1 e Metrópoles

The post VÍDEO – Camundongos são flagrados prestando primeiros socorros a companheiros inconscientes appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.