Fortes chuvas atingem mais de 2,7 mil cidades no Brasil. Veja onde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas sobre a ocorrência de chuvas intensas e tempestades que abarcam 2.702 municípios do país. Os avisos, válidos a partir desta quarta-feira (26/2), abrangem todas as regiões do Brasil e indicam diferentes níveis de severidade.

Os temporais podem ocorrer com diferentes graus de intensidade. Algumas áreas estão sob alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, enquanto outras podem registrar chuvas mais fortes, classificadas como “perigo”.

Em alguns locais, há previsão de ventos intensos, alagamentos e até queda de granizo. Veja:

Avisos de tempestade com risco moderado

Dois avisos de tempestade foram emitidos com o grau de severidade “perigo potencial”, o que significa que o volume de chuva pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

Embora haja risco de corte de energia, danos em plantações e alagamentos, os impactos não devem ser significativos, avalia o Inmet.

Um desses alertas é válido entre 15h e 22h desta quarta-feira (26/2) para áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo Campinas, Ribeirão Preto, Sul de Minas, Belo Horizonte, Sul Fluminense e a região metropolitana de São Paulo.

Outro comunicado vale até as 3h de quinta-feira (27/2) para municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abrangendo a Serra Gaúcha, a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e a Região Metropolitana de Curitiba.

Chuvas intensas em outras partes do país

Além das tempestades, há previsão de chuvas fortes em outras regiões, com intensidade variando de moderada a severa.

Um dos alertas, válido até as 10h desta quinta-feira (27/2), indica precipitações de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia para áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, incluindo Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Vale do Acre, Baixo Amazonas, Leste Maranhense e diversas outras localidades. O risco de cortes de energia e alagamentos nesses locais é considerado baixo.

Outro aviso semelhante foi emitido para regiões do Nordeste, como a Metropolitana de Recife, Mata Paraibana, Oeste e Leste Potiguar e Jaguaribe. Esse alerta também segue até as 10h de quinta-feira.

Áreas com risco elevado de tempestades

Em algumas localidades, a previsão é mais severa. Alertas de nível “perigo” indicam volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos de 60 a 100 km/h. Nesses casos, há maior possibilidade de corte de energia, quedas de árvores, alagamentos e raios.

Os avisos mais críticos abrangem áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como o Vale do Acre, Sul do Amazonas, Sudoeste Paraense e Madeira-Guaporé, além de parte do Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Recomendações de segurança

Devido a previsão de chuvas intensas e ventos fortes, o Inmet orienta que motoristas evitem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de publicidade. Além disso, pedestres devem evitar se abrigar sob árvores para reduzir o risco de acidentes.

Os alertas seguem válidos até a manhã desta quinta-feira (27/2), mas podem ser atualizados conforme as condições climáticas evoluam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.