Contra fentanil, Trump reforça taxação de Canadá, México e China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a sua conta na Truth Social, nessa quinta-feira (27/2), para reafirmar a taxação do Canadá, México e da China, em 4 de março, usando como argumento o alto número de drogas que entram nos EUA, segundo ele, através desses países.

“Drogas ainda estão chegando ao nosso país vindas do México e do Canadá em níveis muito altos e inaceitáveis. Uma grande porcentagem dessas drogas, muitas delas na forma de fentanil, são feitas e fornecidas pela China”, afirmou Trump.

O presidente destacou que “mais de 100 mil pessoas morreram no ano passado devido à distribuição desses venenos perigosos e altamente viciantes. Milhões de pessoas morreram nas últimas duas décadas. As famílias das vítimas estão devastadas e, em muitos casos, virtualmente destruídas”.

Reafirmando a necessidade de taxação, Trump ressaltou que “não podemos permitir que esse flagelo continue a prejudicar os EUA; portanto, até que pare ou seja seriamente limitado, as tarifas propostas programadas para 4 de março entrarão em vigor, conforme programado. Da mesma forma, da China será cobrada uma tarifa adicional de 10% nesta data”.

Segundo o presidente dos EUA, a “data da Tarifa Recíproca de 2 de abril permanecerá em pleno vigor e efeito”.

Como resposta, o governo chinês alegou que o argumento norte-americano, baseado em questões como o comércio de drogas, em destaque o fentanil, não justifica a imposição das tarifas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.