Fernanda Lima reforça campanha de prevenção do câncer de colo uterino

Neste Março Lilás, mês oficial da prevenção do câncer de colo do útero, a campanha Futuro sem câncer de colo do útero, idealizada pela MSD em parceria com a McCann Health Brasil, informará a população sobre a importância da prevenção da doença.

A campanha conta com um plano de comunicação integrada, que inclui:

  • Websérie exclusiva com a embaixadora da campanha Fernanda Lima.
  • Um time de influenciadores digitais abordando o tema nas redes sociais.
  • Ações na TV, cinema, streaming, aplicativos como Uber e Tinder e outras plataformas on-line.
  • Ativações especiais em shopping centers e salões de beleza em São Paulo e Rio de Janeiro.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é causado em 99% das vezes pelo vírus do HPV3 e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o que mais mata mulheres até 36 anos e o segundo, em mulheres até os 60 anos.

Por isso, a campanha contribui, inclusive, com os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem o câncer de colo do útero como um problema de saúde pública.

O plano de eliminação da doença passa por vacinação, exames de rotina e tratamento adequado de eventuais lesões pré-cancerígenas.

“A sua história com Fernanda Lima”

Entre as ações, a websérie “A sua história com Fernanda Lima” compartilhará relatos reais sobre o impacto do HPV na vida das pessoas e casos reais de mulheres que enfrentaram o câncer causado pelo vírus, aproximando o público de uma realidade que pode ser evitada.

“Eu acredito muito no poder da comunicação verdadeira. É uma coisa minha mesmo. Acredito que, quando a gente fala de coração, com empatia, as pessoas escutam”, afirma Fernanda Lima.

“Essa é uma causa urgente. Então estou enxergando a minha missão quase como uma conversa de amiga, sabe? Como se eu fosse conversar com alguém da família, aconselhar uma irmã…”, complementa.

“Eu realmente acredito que a prevenção não deve ser adiada, muito menos ser um tabu para evitar ser falado”, frisa. “Se eu conseguir despertar essa reflexão em pelo menos uma mulher, de que prevenir é um ato de amor-próprio, uma proteção na história de vida dela, eu me sentirei realizada.”

“A informação, mesmo sensível, tem que ser acessível, leve, mantendo o impacto. E é assim que eu quero me conectar com o público por meio dessa série.”

Fernanda Lima

Impacto da campanha

De acordo com Fernando Cerino, diretor de Vacinas Privado da MSD Brasil, amplificar essas mensagens e alcançar mais mulheres é essencial para a erradicação do câncer de colo do útero.

“No Brasil, cerca de 19 mulheres perdem a vida diariamente para uma doença que pode ser evitada. Sempre ouvimos que seria bom ter uma vacina contra o câncer, e ela existe”, acrescenta o executivo.

Alessandra Gomes, diretora executiva de Criação da McCann Health Brasil, destaca a importância de abordagens inovadoras para alertar as pessoas.

“A comunicação precisa ir além da informação, precisa engajar e conscientizar”, pondera. “Por isso, buscamos formatos que conversassem com diferentes audiências, conectando a mensagem de prevenção ao cotidiano das pessoas.”

A campanha “Futuro sem câncer de colo do útero” terá desdobramentos ao longo de todo o ano, pois trata-se de ações relacionadas à saúde da mulher.

A mensagem-chave reforça a importância da prevenção:

“Você pode se prevenir contra cânceres e infecções causados pelo HPV”, acompanhada da hashtag #futurosemcancerdecolodoutero.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.