EUA destroem barco do Houthis, grupo que vem atacando navios em “solidariedade” aos palestinos e perturbando transporte marítimo global

Foto: Navio britânico afunda após ataque Houthis no Mar Vermelho em 7/03/2024/REUTERS.

As forças armadas dos Estados Unidos neutralizaram uma embarcação de vigilância dos Houthis no Mar Vermelho, bem como um veículo aéreo não tripulado originário de uma região do Iêmen sob domínio do grupo, conforme divulgado pelas autoridades norte-americanas na plataforma X. As informações são da CNN.

A ação militar ocorreu no canal de Bab al-Mandab.

O conjunto apoiado pelo Irã, que domina as áreas mais densamente povoadas do Iêmen, tem promovido ataques marítimos nas proximidades do país desde novembro. Essas ações, de acordo com os Houthis, são realizadas em apoio aos palestinos em Gaza.

Tais operações têm causado transtornos significativos ao tráfego marítimo internacional, levando as companhias a alterarem suas rotas para contornar o sul da África, e intensificado a apreensão de que o conflito entre Israel e o Hamas possa se expandir e desestabilizar a região do Oriente Médio.

O Comando Central dos EUA informou, nesta sexta-feira (7), que os Houthis dispararam quatro mísseis balísticos direcionados a embarcações no Mar Vermelho nas últimas 24 horas, mas sem registrar vítimas ou danos.

O ataque é uma resposta aos mísseis lançados pelos Houthis Nesta sexta-feira (7), os Houthis do Iêmen anunciaram que realizaram ataques contra dois navios no Mar Vermelho utilizando drones e mísseis, embora não exista confirmação independente desses supostos ataques.

O grupo efetuou ataques contra as embarcações Elbella e AAL GENOA com “uma série de drones e mísseis balísticos e navais”, conforme declarado pelo porta-voz militar do grupo apoiado pelo Irã, Yahya Saree, em pronunciamento transmitido pela televisão.

Saree não forneceu detalhes sobre a data dos ataques.

Até o momento, a Reuters não reportou nenhum incidente no Mar Vermelho nesta sexta-feira (7).

A empresa Eastern Mediterranean Maritime, responsável pelo navio porta-contêineres Elbella, optou por não emitir comentários.

A Reuters ainda não conseguiu contato imediato com o proprietário ou administrador do navio de carga geral AAL Genoa.

Os Estados Unidos e o Reino Unido executaram ofensivas contra alvos dos Houthis em retaliação aos ataques marítimos.

De acordo com o Comando Central militar dos EUA, o grupo islâmico efetuou quatro disparos de mísseis contra embarcações no Mar Vermelho.

Os Houthis do Iêmen lançaram, nas últimas 24 horas, quatro mísseis balísticos antinavio a partir de territórios controlados pelo grupo no Iêmen em direção ao Mar Vermelho, conforme comunicado pelas forças norte-americanas nesta sexta-feira (7).

O Comando Central dos EUA adicionou que não foram reportados feridos ou danos em navios americanos, da coalizão ou comerciais.

O post EUA destroem barco do Houthis, grupo que vem atacando navios em “solidariedade” aos palestinos e perturbando transporte marítimo global apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.