Quais são os setores que lideram as reclamações no Procon de Blumenau

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A maioria das queixas registradas no Procon de Blumenau, desde 2023, envolve as famosas ligações para oferecer empréstimos consignados, oferecidos por bancos. Em 2023, foram registradas 761 reclamações contra bancos por esse motivo; em 2024, o número subiu para 1.027. Até o início de março deste ano, já foram registradas 183 reclamações.

Outro setor que gera muitas queixas é o de telecomunicações, especialmente por divergências nos valores contratados e problemas com portabilidade. Em 2023, foram 633 reclamações, número que subiu para 665 em 2024. Apenas nos primeiros meses de 2025, já passam de 100.

Confira o ranking das maiores reclamações:

Principais reclamações em 2023

1° (Bancos) com empréstimos consignados = 761
2° (Telefonia) com portabilidades e preços diferentes do contratado = 633
3° (Revendas de veículos) com falta da prestação de garantia = 137

Principais reclamações em 2024

1° (Bancos) com empréstimos consignados = 1.027
2° (Telefonia) com portabilidades e preços diferentes do contratado = 665
3° (Celesc) com faturas não lidas e valores alterados = 241

Principais reclamações em 2025 (até o início de março)

1° (Bancos) com empréstimos consignados = 183
2° (Telefonia) com portabilidades e preços diferentes do contratado = 100
3° (Celesc) com faturas não lidas e valores alterados = 60

Novo diretor

No início de janeiro, Cesar Campesatto assumindo o cargo de diretor no Procon de Blumenau e propõe mudanças para reduzir reclamações reincidentes. Para ele, a melhor estratégia para reduzir essas reclamações é intensificar a fiscalização sobre os setores reincidentes e aplicar multas proporcionais ao volume de queixas.

Cesar Campesatto, novo diretor do Procon | Foto: Divulgação

Segundo o novo diretor, o aumento das denúncias ocorre devido à falta de punição às empresas responsáveis, o que incentiva a continuidade das práticas abusivas e eleva a reincidência.

Ele explica que, ao receber uma denúncia, o Procon entra em contato com todas as partes em busca de um acordo. Caso não haja conciliação, a reclamação se transforma em um processo administrativo contra a empresa. Quando há reincidência, o órgão pode instaurar diretamente um processo administrativo, que pode resultar em multas.

Uma dica que o novo diretor dá é sempre acompanhar o extrato bancário para conferir se não há valores incorretos sendo sacados.

Além dessa nova abordagem para lidar com as reclamações recorrentes, o Procon busca digitalizar o sistema de registros para facilitar o envio das queixas. No entanto, o atendimento presencial será mantido para aqueles que têm dificuldades de acesso ou uso da internet.

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