Procurar por plantas que não precisem de muita luz solar pode ser a solução ideal para quem quer decorar a casa, mas não tem muito tempo para os cuidados. Aquelas de sombra são perfeitas nesse caso, sendo resistentes e ideais para ambientes internos, além de não exigirem regas frequentes ou cuidados intensivos.
Confira, a seguir, as nove melhores opções de plantas de sombra para cultivar no seu lar.
1. Jiboia
Com várias espécies, a jiboia é ideal para espaços internos, adaptando-se facilmente e purificando o ar. Requer luz indireta e solo rico, com regas regulares.
2. Costela de Adão
Com folhas grandes e marcantes, essa planta cresce bem em vasos grandes, necessitando de solo úmido e regas constantes.
3. Zamioculca
Resistente à sombra ou sol direto, a zamioculca é uma planta decorativa que precisa de solo ligeiramente úmido e regas esparsas.
4. Antúrio
Originária da Colômbia, é uma planta de fácil cultivo e grande destaque em decorações. Prefere meia sombra e regas cuidadosas.
5. Peperômia
Suas folhas brilhantes em formato de coração são perfeitas para ambientes internos. Requer solo bem preparado e luz indireta.
6. Tostão
Compacta e de rápido crescimento, a trepadeira tostão é ideal para sombra parcial e luz indireta, precisando de pouca manutenção.
7. Samambaia
Uma das plantas mais conhecidas para ambientes internos, a samambaia precisa de sombra, calor e solo sempre úmido.
8. Lírio da paz
Com flores brancas e contrastantes, o lírio da paz deve ser mantido à sombra ou meia sombra, com solo úmido e cuidados simples.
9. Begônia
Delicada e com folhas exuberantes, a begônia exige ambientes fechados e regas cuidadosas, sem molhar as folhas.