Com cinco exposições em cartaz, Masp abre segundo prédio na Paulista

São Paulo – O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) abrirá, nesta sexta-feira (28/3), o Edifício Pietro Maria Bardi, que estava em construção desde 2019. A novidade fica ao lado do tradicional prédio, na Avenida Paulista, que continua funcionando normalmente. Com um ingresso, o público poderá ter acesso às duas estruturas.

A inauguração chega com a iniciativa Cinco Ensaios Sobre o Masp, um conjunto de exibições que propõe novos olhares e diálogos sobre a trajetória da instituição. Nessa quarta-feira (26/3), no evento de estreia para imprensa e criadores de conteúdo, o diretor artístico do museu, Adriano Pedrosa, destacou que trata-se de um momento de “olhar para trás e refletir”.

“Decidimos fazer mostras dedicadas ao próprio acervo. É uma operação familiar, não envolve empréstimos de obras”, explicou. “Dos 10 andares, cinco são galerias que serão sempre destinadas a exposições, e mais três espaços que podem ser usados para diversos propósitos, como eventos”, completou.

3 imagens

O novo prédio do Masp, Edifício Pietro Maria Bardi, será aberto ao público nesta sexta-feira (28/3)

Vista dos dois prédios do Masp: Edifício Lina Bo Bardi (à esquerda) e Edifício Pietro Maria Bardi (à direita)
1 de 3

Nesta quarta-feira (26/3), o novo prédio do Masp foi apresentado à imprensa. A inauguração oficial do Edifício Pietro Maria Bardi será nesta sexta (28/3)

Rebeca Ligabue/Metrópoles

2 de 3

O novo prédio do Masp, Edifício Pietro Maria Bardi, será aberto ao público nesta sexta-feira (28/3)

Leonardo Finotti/Masp/Divulgação

3 de 3

Vista dos dois prédios do Masp: Edifício Lina Bo Bardi (à esquerda) e Edifício Pietro Maria Bardi (à direita)

Leonardo Finotti/Masp/Divulgação

Cinco Ensaios Sobre o Masp

No segundo andar, a videoinstalação Isaac Julien: Lina Bo Bardi – Um Maravilhoso Emaranhado apresenta o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992), que projetou o icônico edifício do Masp na Avenida Paulista. As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam os escritos da homenageada.

No terceiro piso, a exibição Artes da África reúne mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, oriundas da África Ocidental. Entre elas, estão estatuetas, objetos cotidianos, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais.

Em seguida, no quarto pavimento, o público pode conferir Geometrias, com mais de 50 peças, incluindo cerca de 20 doações recentes. No quinto, o Masp proporciona uma junção de todas as obras do francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) pertencentes ao acervo: 12 pinturas e uma escultura.

Já o sexto andar proporciona a mostra Histórias do Masp, que revisita mais de sete décadas de trajetória da instituição. O objetivo é causar uma reflexão sobre a importância do museu para o país.

Interligação entre os edifícios

A construção da passagem subterrânea de 40 m² que interligará os dois prédios do Masp está prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano. “O túnel é uma obra de grande complexidade e, quando pronta, facilitará a circulação dos visitantes e de obras de arte, promovendo o funcionamento integrado de ambos os edifícios e preservando o visual da paisagem urbana”, destacou a instituição, em comunicado.

Serviço:

Inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi
28 de março, das 10h às 20h30
Endereço: Avenida Paulista, 1.510 – Bela Vista

Cinco Ensaios Sobre o Masp

Horários: Terças-feiras grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta e quinta das 10h às 18h (entrada até as 17h); sexta das 10h às 21h (entrada gratuita das 18h às 20h30); sábado e domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.

Ingressos: Agendamento on-line obrigatório pelo site.

Preços: R$ 75 (inteira) e R$ 37 (meia).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.