Trump ameaça União Europeia e Canadá com “tarifas em larga escala”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social, nesta quinta-feira (27/3), para elevar o tom das ameaças tarifárias à União Europeia e ao Canadá.

“Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para causar danos econômicos aos EUA, tarifas em larga escala, muito maiores do que as planejadas atualmente, serão impostas a ambos para proteger o melhor amigo que cada um desses dois países já teve”, escreveu Trump.

A fala do presidente ocorre em um momento que a tensão entre o Canadá e os EUA só aumentam. O presidente norte-americano repete, diversas vezes, a sua vontade de anexar o país ao território dos Estados Unidos e amplia a guerra tributária entre as duas nações.

Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, província canadense, aplicou uma sobretaxa de 25% sobre as exportações de eletricidade para três estados dos EUA: Nova York, Minnesota e Michigan. O Canadá também prometeu retaliação com taxas de 25% sobre quase US$ 30 bilhões em importações norte-americanas.

O cenário com a UE está longe de ser melhor, o bloco ameaçou aplicar taxas de 50% sobre o uísque norte-americano como resposta às tarifas sobre aço e alumínio impostas pelos EUA a países como Canadá, México, China e Brasil, além dos europeus.

Retaliação

Apesar disso, no dia 20 de março a União Europeia anunciou que irá adiar para abril a sua retaliação ao tarifaço sobre aço e alumínio imposto pelo presidente dos Estados Unidos ao grupo.

Segundo o porta-voz da UE, Olof Gill, a decisão da Comissão Europeia é esperar a nova lista de tarifas que o governo norte-americano anunciou implementar no dia 2 de abril para, então, refinar a lista de produtos norte-americanos a serem tarifados.

“O objetivo da UE em adiar as tarifas é atingir o equilíbrio certo de produtos, levando em consideração os interesses dos produtores, exportadores e consumidores da UE. Só então os parceiros poderão se envolver em possíveis negociações”, explicou Gill.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.