A corte da Inglaterra agendou as audiências para Felipe Massa reivindicar o título de campeão mundial da Fórmula 1 na temporada de 2008. O ex-piloto brasileiro move uma ação contra Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, os representantes da categoria e a Federação Mundial de Automobilismo (FIA). O processo terá início entre os dias 28 e 31 de outubro deste ano. Além do reconhecimento, o processo pode render uma quantia milionária para Massa.
Esse será o primeiro embate judicial entre o ex-piloto e Ecclestone, F1 e FIA. Todos os envolvidos estarão presentes nas audiências. Inicialmente serão avaliadas as partes de maior relevância do processo na Corte Superior de Londres.
A equipe jurídica de Massa iniciou o processo após declarações de Bernie Ecclestone em entrevista ao portal alemão F1 Inside, em 2023, em que reconhecia que o regulamento da disputa havia sido mal executada na temporada em questão. Na mesma entrevista, Ecclestone declarou que reconhecia o brasileiro como campeão de 2008, por conta da batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura, que prejudicou o resultado de Felipe .
Os advogados do ex-piloto lutam para que a FIA admita que não cumpriu seu próprio regimento por não ter investigado imediatamente o que teria causada o incidente em questão.
Valor da indenização
Caso Felipe Massa ganhe o processo e seja reconhecido como campeão de 2008, ele também receberá aproximadamente 2 milhões de euros (R$ 10,87 milhões) que seriam pagos de bônus pela Ferrari, escuderia pela qual o brasileiro corria na ocasião,
Outros valores que viriam de patrocinadores caso o título se confirmassem também devem ser ressarcidos. Estima-se que Massa pode ser indenizado com cerca de 64 milhões de libras (aproximadamente R$ 463 milhões, no cotação atual).