Muralha: conheça sumaúma que é uma das maiores árvores do país. Vídeo

Uma sumaúma com mais de 60 metros de altura e raízes que abrigam lendas amazônicas ganhou um nome tão imponente quanto a sua presença: Muralha.

A árvore, uma das mais altas do Brasil, fica no município de Afuá, extremo norte do Pará. Apesar de ser conhecida das comunidades locais há décadas, não é possível precisar a idade exata da planta, já que os testes costumam ser realizados apenas depois que a planta cai.

Árvore pode ser mais antiga que o Brasil

A sumaúma costuma ter expectativa média de 500 anos e pode chegar a até 800: pelo tamanho excepcional da planta, ambientalistas imaginam que a Muralha seja mais antiga que o Brasil.

A árvore impressiona não só pelos mais de 60 metros de altura, mas pelas raízes expostas que chegam a 3 metros de altura quando perto da base.

 

Vídeos recentes, como o da ambientalista Amyris Fernandez, mostram a dificuldade de capturar sua magnitude: as raízes labirínticas e a altura impedem que ela seja filmada ou fotografada em uma única imagem. “É uma árvore enorme, antiga e sagrada”, resume ela.

Além da dimensão física, a Muralha cumpre papel vital na floresta. Como as demais sumaúmas, suas raízes profundas absorvem água do lençol freático, redistribuindo-a para outras plantas no entorno. Esse mecanismo natural lhe rendeu os títulos de Rainha da Floresta e Árvore da Vida entre comunidades locais.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.