São Paulo — Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estudam há mais de dez anos uma cratera, localizada em Ubatuba, litoral de São Paulo, que teria sido causada pelo impacto de um asteroide.
Segundo estudos, a cratera — que possui 1,5 km em cada lado e 300 m de profundidade — existe há cerca de seis milhões de anos. Ela está localizada em Ubatumirim, próxima a Rodovia Governador Mario Covas (BR-101).
Um dos geólogos do Inpe, Paulo Roberto Martini, afirma que o mais intrigante na formação é o fato de que os sedimentos encontrados no fundo da depressão são mais jovens, com cerca de 150 mil anos de idade.
“Outros pesquisadores mapearam a área de formação e não conseguiram identificar uma origem tectônica, o que aumenta a possibilidade de se comprovar o impacto de um asteroide.”
Uma das hipóteses levantadas pelo estudo é a de que outra região, localizada no Canadá, também poderia ter sido afetada por resíduos do mesmo corpo celeste que atingiu a região de Ubatuba.
A cratera, de formato quadrado, está em um local de isolado e perigoso. A visitação é proibida. A exploração é permitida apenas aos pesquisadores e cientistas mediante autorização do governo.