Empresa de SC é a primeira do Brasil a lançar copos 100% recicláveis e biodegradáveis

Santa Catarina acaba de ganhar destaque no cenário nacional da inovação ambiental. A Copaza, indústria de embalagens plásticas localizada em Içara (SC), tornou-se a primeira empresa do segmento no Brasil a utilizar uma tecnologia norte-americana, por meio da enzima BioSphere, para a fabricação de um copo plástico que, além de ser 100% reciclável e biodegradável, não gera microplásticos.

O copo fabricado com a tecnologia BioSphere mantém todas as características do plástico comum — resistência, aparência, validade e reciclabilidade — e é aprovado para contato com alimentos e bebidas, com certificações internacionais como a ASTM D5511 (ISO 15985). E a enzima em questão pode ser aplicada a diferentes tipos de polímeros e processos produtivos, o que torna a tecnologia altamente versátil e escalável dentro da indústria plástica.

Indústria de Icara/SC que atua a 48 anos no ramo de indústria plástica, é a pioneira no Brasil na fabricação de copo 100% reciclável e não gera microplasticos – Foto: Divulgação/ND

Em até três anos, o copo descartado se decompõe em biomassa, gás carbônico, metano e água, sem deixar resíduos tóxicos ou gerar microplásticos – um diferencial inédito no país. “Essa transformação ocorre por meio de um processo de biodigestão anaeróbica, ativado em ambientes como o solo, aterros sanitários ou mesmo o mar. A enzima presente no aditivo atrai mais de 600 tipos de microrganismos que ‘se alimentam’ do polímero, quebrando sua cadeia molecular de forma completa e natural”, explica o representante da empresa içarense que atua na indústria plástica desde 1991 e atende clientes do Brasil e América Latina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.