Suco anti-inflamatório e antioxidante turbina memória e dá disposição

Após o período da pandemia da Covid-19, muita gente entendeu a importância da memória no dia a dia. Isso ocorreu, pois, a inflamação – ocasionada pela doença – pode afetar a capacidade de uma pessoa planejar, focar e gerenciar várias tarefas. 

O processo inflamatório impede a transmissão de informações no cérebro, devido a uma possível atrofia de determinadas áreas cerebrais. Por outro lado, realizar a ingestão de nutrientes, principalmente com ação antioxidante e anti-inflamatória, pode ajudar no combate ao estresse oxidativo no cérebro – que reduz a memória.

Assim, para quem tem dificuldade de consumir vegetais no almoço, uma alternativa pode ser uma receita simples e prática ao acordar. Além de começar o dia ingerindo nutrientes valiosos, irá refletir na disposição e no bem-estar. 

Para isso, associar ingredientes como limão, maçã, rúcula e água já repercute numa combinação potente à saúde. 

Imagem de vários limões cortados e inteiros
O limão contribui para a absorção do ferro, mineral essencial para a oxigenação do cérebro

A rúcula é rica em antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo no cérebro. O limão, por sua vez, contribui para a absorção do ferro – mineral essencial para a oxigenação do órgão. Já a maçã, além de ceder doçura ao suco, contém fibras solúveis, que colaboram no controle dos níveis do colesterol e ainda agregam em propriedades anti-inflamatórias. 

Para isso, basta separar: 

  • Dez folhas de rúcula;
  • Meia maçã;
  • Suco de limão;
  • 200ml de água

Basta bater os ingredientes no liquidificador e beber geladinho. De preferência, antes do café da manhã.

 

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Adicionar aos favoritos o Link permanente.