CPI Conab: Deputado Marcel van Hattem Revela que investigação pode não sair; Veja!

No último programa Strike, da BMC News, apresentado por Paula Moraes, o Deputado Federal Marcel van Hattem (Partido Novo-RS) trouxe à tona alegações de irregularidades em um leilão da Conab, que teriam levado ao seu cancelamento. Durante a conversa, van Hattem mencionou a proposta de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar profundamente as acusações, incluindo a suspeita de formação de cartel entre os participantes do leilão.

CPI Conab Pode Não Sair

CPI Conab: Deputado Marcel van Hattem Revela que investigação pode não sair; Veja!

O deputado expressou expectativa pela CPI, apesar de um cenário político desafiador, onde múltiplas CPIs já estão em espera, e a necessidade de uma aprovação pelo presidente da Câmara dos Deputados. Van Hattem destacou a importância dessa investigação não apenas para os produtores rurais, mas também para a credibilidade das instituições governamentais envolvidas.

A entrevista também tocou em estratégias eleitorais, suspeitas de uso político das importações e a necessidade urgente de ações concretas para proteger os agricultores e a economia agrícola local.

Impactos da Tragédia no Rio Grande do Sul

Além do tema envolvendo os impactos sobre produtores rurais do Rio Grande de sul, que produzem cerca de 70% de toda a demanda interna no brasil. Especialistas afirmam que não haveria necessidade de importação, já que 95% do arroz havia sido colhido antes da tragédia acontecer no estado e que ainda há reservas que são maiores do que o consumo interno brasileiro. O deputado resaltou preocupação para caso o governo de fato importe e tabele o arroz importado, vai atingir os pequenos produtores que terão que competir com o valor subsidiado pelo governo e que terão prejuízo, ainda mais num momento no qual precisam de suporte para conseguerem recuperar suas produções.

A entrevista também tocou no contexto político mais amplo, incluindo estratégias eleitorais suspeitas e a dinâmica entre o governo federal e a gestão dos recursos agrícolas.

“Eu não tenho nenhuma esperança de que o governo do Lula queira uma aproximação de verdade com o produtor rural; eu percebi isso já desde o primeiro momento.A gente tem visto esses ataques sucessivos do governo ao setor do agro”, afirmou o deputado.

Para saber mais sobre o assunto e sobre como o estado do rio grande do sul está enfrentando os desafios depois da tragédia, assista o programa Strike abaixo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.