Ibovespa fecha em alta em dia de baixa liquidez

Segundo a análise de Felipe de Castro, planejador financeiro e sócio da Matriz Capital, a bolsa brasileira, medida pelo Ibovespa, seu principal índice, operou praticamente estável hoje (19). O marasmo da sessão reflete a baixa liquidez proporcionada pelo feriado nos Estados Unidos e a espera pela decisão do COPOM, que divulga hoje a nova (ou não) taxa básica de juros. O mercado acredita, majoritariamente, na manutenção da Selic em 10,5% ao ano.

Apesar da calmaria do índice, algumas empresas observam baixas relevantes na cotação de suas ações. Entre as maiores baixas estão Azul, Atacadão (antigo Carrefour Brasil) e Assaí. AZUL4 lidera as perdas na sessão de hoje, com baixa dando continuidade à tendência de baixa observada nas companhias aéreas em função dos resultados recentes de um setor que sofre ainda com a retomada da pandemia e com a alta do dólar, que impacta diretamente seus custos mais relevantes.

Descubra como tensões geopolíticas e balanços empresariais influenciaram o mercado acionário dos EUA, com resultados mistos para Dow Jones
Ibovespa despenca com Guerra no Oriente Médio e Aumento de Juros Futuros no Brasil

Já CRFB3 cai hoje também acompanhando o fluxo vendedor no papel, desconfiado que está o mercado com o varejo em geral diante do cenário econômico doméstico de juros persistentemente altos e de um governo pouco preocupado em criar condições para sua redução. ASAI4 opera em baixa sem noticiário específico para a empresa, ou seja, pelos mesmos motivos.

Mesmo com baixo volume de negócios na sessão, algumas ações operam em fortes altas, sendo as principais BRFS3, MRFG3 e YDUQ3. Tanto BRF quanto Marfrig refletem em suas altas o otimismo do mercado com a exportação de proteína brasileira para a China pela recente alta do dólar e por um imbróglio chinês com a União Europeia nesse setor, que pode beneficiar o Brasil. Minerva Foods (BBEF3) e JSB (JBSS3) também sobem hoje pelos mesmos motivos.

Já Yduqs vê suas ações se valorizarem hoje mesmo sem novidades relevantes para a empresa, possivelmente, na minha visão, em função de fluxo institucional que faz preço no papel em um dia de baixo volume de negociações.

O dólar opera hoje em estabilidade, em compasso de espera pela divulgação, no final da tarde, da taxa básica de juros. Os juros futuros também operam estáveis diante da ausência de noticiário relevante e da cautela do mercado diante da iminente publicação da Selic.

Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.