Ibovespa opera em queda com dados no exterior e riscos no Brasil no radar

Nesta sexta-feira (21), o Ibovespa iniciou sua sessão em queda de 0,27%, aos 120.121,73 pontos. Ontem, o índice brasileiro conseguiu avançar e recuperar os 120 mil pontos.

Os investidores voltam suas atenções para a decisão de juros e as previsões para a sucessão de Roberto Campos Neto na presidência do BC, e indicadores no exterior.

Ontem, o presidente Lula voltou a atacar o Banco Central ao dizer que a autarquia tomou o lado de especuladores do mercado. Com a decisão de interromper o ciclo de cortes da taxa Selic, disse Lula, quem perde é o povo brasileiro. Assim, o mercado amenizou os ganhos e se preocupa com o futuro.

Além disso, os investidores aguardam a principal divulgação do dia, que serão os dados de arrecadação do Governo Federal.

Nos Estados Unidos, dados econômicos serão divulgados ao longo desta manhã, o que pode influenciar ainda mais as bolsas, além da divulgação do relatório da política monetária do Fed.

Com isso, os índices futuros em Wall Street operam em queda.

Na Europa, muitos dados importantes foram divulgados, tanto para o Bloco europeu, quanto para países como Alemanha e Reino Unido, que impactam diretamente os índices.

Assim, o órgão de estatística do país, a ONS, divulgou que as vendas no varejo do Reino Unido subiram 2,9% em maio ante abril. O indicador superou a expectativa de analistas consultados, que previam alta de 1,9%.

Ainda no Reino Unido, a S&P Global divulgou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, que engloba os setores industrial e de serviços caiu para 51,7 em junho. Com isso, o indicador chega ao seu menor nível em sete meses.

Para o bloco da Zona doo Euro, a S&P Global em parceria com o banco HCOB, divulgou hoje (21), que o índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços para 50,8 em junho. O resultado foi inesperado, uma vez que o mercado previa um aumento do PMI composto do bloco a 52,5 neste mês.

Outro resultado abaixo para o bloco europeu e dessa vez foi o PMI industrial da zona do euro, que recuou de 47,3 para 45,6 no mesmo período, ficando no menor patamar em seis meses. O indicador ficou abaixo dos 47,9 esperados pelo consenso de analistas do mercado.

Juntando todos os dados, mais o movimento de queda dos Estados Unidos, os principais índices do bloco europeu operam em queda nesta manhã de sexta-feira, sem perspectiva de avançar.

Por fim, os principais índices asiáticos fecharam em baixa nesta sexta-feira, após o desempenho negativo do Nasdaq em Nova York ontem pesar em ações de tecnologia por todo o continente.

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado em nosso Youtube:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.