Ibovespa oscila e abre em alta com Focus no radar

Nesta segunda-feira (24), o Ibovespa abre sua sessão em m alta de 0,22%, aos 121.612,45 pontos. Na última semana, o índice brasileiro conseguiu recuperar um pouco das suas perdas recentes e voltou aos 121.300 pontos.

Em dia de agenda vazia tanto no exterior quanto no Brasil, os investidores reagem ao Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.

O Banco Central divulgou nesta manhã de segunda-feira (24), o novo relatório semanal do Focus e nele, os analistas projetaram que o PIB e o IPCA brasileiro subirá, alertando os investidores.

Assim, o IPCA para este ano passou de 3,96% para 3,98%, enquanto a previsão para a inflação de 2025 avançou de 3,80% para 3,85%. Já o o produto interno bruto (PIB), a mediana das projeções de 2024 passou de 2,08% para 2,09%. A previsão para 2025 está em 2,0% há 28 semanas seguidas.

Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,9 ponto em junho, para 91,1 pontos. Vale lembrar que o indicador teve uma queda expressiva no mês anterior.

No âmbito político, o presidente Lula (PT) concede entrevista hoje pela manhã e na tarde desta segunda, além de participar de eventos no norte do país. Vale lembrar que as falas do petista impactaram a bolsa recentemente.

Nos Estados Unidos, apesar da agenda vazia de hoje, a semana é cheia de eventos que podem impactar a bolsa. Assim, os investidores estão se preparando para receber dados de inflação e do produto interno bruto (PIB) da maior economia do mundo.

Além disso, no cenário político, o mercado se prepara para o primeiro debate dos candidatos presidenciais das eleições de 2024, algo também aguardado pelo mundo.

Com isso, nesta manhã, os índices futuros em Wall Street operam mistos.

Na Europa, os principais índices do continente operam no azul, com investidores aguardando decisões de política monetária dos bancos centrais da Suécia e da Turquia, além dos dados do PIB da Espanha e Itália.

Por fim, na Ásia, os principais índices do continente fecharam em baixa, com os investidores aguardando dados de inflação da Austrália e do Japão no final desta semana.

Acompanhe ao vivo as notícias do mercado em nosso Youtube:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.