TUDO sobre o BPC! Saiba quem pode solicitar, como se cadastrar e quais os documentos exigidos pelo INSS

Com um papel essencial para amparar cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) oferece um valor mensal de R$ 1.412, garantindo um recurso fundamental para pessoas com mais de 65 anos ou com alguma deficiência. Entretanto, para aproveitar esses benefícios, é necessário compreender e seguir corretamente as normas estabelecidas pelo programa.

TUDO sobre o BPC! Saiba quem pode solicitar, como se cadastrar e quais os documentos exigidos pelo INSS
TUDO sobre o BPC! Saiba quem pode solicitar, como se cadastrar e quais os documentos exigidos pelo INSS

Quem tem direito ao BPC?

  • Pessoas com deficiência: de qualquer idade, que comprovem impossibilidade de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família.
  • Idosos: com 65 anos ou mais, que comprovem impossibilidade de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família.

Requisitos para solicitar o BPC:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
  • Comprovar renda familiar mensal bruta igual ou inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.
  • Comprovar a condição que dá direito ao benefício:
    • Pessoas com deficiência: apresentar laudo médico que comprove a deficiência e a necessidade do auxílio.
    • Idosos: apresentar documento de identidade que comprove a idade.

Como se inscrever no BPC

O processo inicial para entrar no Benefício de Prestação Continuada começa com uma visita a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima. Lá, é preciso apresentar documentação que comprove a condição que habilita à assistência, seja ela a idade acima de 65 anos ou uma condição de deficiência, assim como documentos de identificação pessoal dos membros da família residentes no mesmo endereço.

Acesso online

Após a inscrição no CadÚnico, o próximo passo envolve fazer o pedido oficial ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este pedido pode ser feito de forma prática e simples, utilizando-se a plataforma digital Meu INSS. Através deste portal, é necessário efetuar login (ou registrar-se, caso seja o primeiro acesso) utilizando a conta Gov.BR.

Documentos necessários

  • Documento de identidade do requerente.
  • CPF do requerente.
  • Comprovante de residência.
  • Certidão de nascimento ou casamento do requerente.
  • Cartão do CadÚnico atualizado.
  • Laudo médico para pessoas com deficiência (se for o caso).
  • Documentos de identidade e CPF dos membros da família residentes no mesmo endereço.

Observações adicionais:

  • A inscrição no BPC também pode ser feita presencialmente em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • O prazo para análise da solicitação do BPC é de até 90 dias.
  • Em caso de dúvidas, consulte o site do Ministério da Cidadania ou ligue para o número 135.
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