RS tem aumento de instabilidades e risco de temporais nesta semana. Confira!

A semana começa com um alerta para os moradores do Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Noroeste, Norte, Serra e Vales. De acordo com informações da Climatempo, um ciclone extratropical se formando no oceano próximo à costa pode provocar chuvas intensas e temporais pontuais nesta quarta-feira, 25 de maio.

O fenômeno está associado a uma frente fria que se desloca pelo oceano, trazendo um volume significativo de precipitações e possível ocorrência de tempestades em algumas áreas do estado. A capital, Porto Alegre, espera receber chuvas que variam de moderadas a intensas ao longo do dia.

Concurso PC MG: FGV confirmada como banca, provas em 2024!
RS tem aumento de instabilidades e risco de temporais nesta semana. Confira!

O que esperar do tempo em outras regiões do RS?

Enquanto isso, as regiões Central e Sul devem ter apenas uma leve garoa, mantendo-se mais amenas em termos de precipitação. Contrastando com isso, as regiões da Campanha, Oeste e Missões estão previstas para ter um dia sem chuvas, embora o céu fique coberto por muitas nuvens.

Alertas do INMET para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também se manifestou sobre a situação atual, emitindo um alerta específico para chuvas intensas e tempestades nas áreas Serrana, Noroeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre. A previsão é preocupante: chuvas que podem alcançar de 20 a 30 milímetros por hora e até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes que variam de 40 a 60 km/h e potencial queda de granizo.

Quais as temperaturas esperadas?

Seguindo a frente fria, uma massa de ar frio deverá ganhar espaço sobre o estado, diminuindo as temperaturas nos próximos dias. A expectativa é que o frio seja mais intenso nas cidades mais ao sul, onde as temperaturas mínimas podem oscilar entre 4ºC e 5ºC, nas cidades de Bagé, Canguçu, Chuí, Júlio de Castilhos, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Santana do Livramento.

  • Bagé: mínima de 5ºC
  • Canguçu: mínima de 4ºC
  • Chuí: mínima de 5ºC
  • Júlio de Castilhos: mínima de 4ºC
  • Pelotas: mínima de 5ºC
  • Santa Vitória do Palmar: mínima de 5ºC
  • Santana do Livramento: mínima de 5ºC

Portanto, é recomendável que os moradores das regiões afetadas permaneçam atentos aos alertas meteorológicos e tomem as devidas precauções, como verificar a consistência de telhados, desobstruir drenagens e evitar áreas de riscos conhecidos de alagamento e deslizamento durante este período de instabilidade climática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.