Como as Eleições no EUA pode Impactar a Bolsa de Valores?

As eleições presidenciais nos Estados Unidos e no Brasil têm efeitos significativos sobre os ativos de risco, mas de maneiras distintas. Zé Maria, analista de mercado e coordenador de estratégia da Avenue, discute como esses períodos eleitorais influenciam os mercados financeiros e destaca as diferenças entre os dois países.

Impacto das Eleições no Brasil

Como as Eleições no EUA pode Impactar a Bolsa de Valores?
Foto: Reprodução

No Brasil, é esperada uma alta volatilidade no mercado durante o período eleitoral. Isso ocorre porque os investidores tendem a criar duas carteiras distintas: uma para o candidato A e outra para o candidato B. Conforme as pesquisas eleitorais saem, os ativos relacionados ao candidato que está na frente se beneficiam, enquanto os do outro candidato perdem valor. As pautas eleitorais no Brasil costumam estar fortemente ligadas à economia, mercado e incentivos a setores específicos.

Comportamento do Mercado nas Eleições EUA

Nos Estados Unidos, o mercado financeiro é menos influenciado pelos ruídos políticos e mais focado em fatores econômicos e empresariais. Zé Maria exemplifica que setores como o de energia poderiam se beneficiar com a eleição de Donald Trump, devido a menores restrições, enquanto o setor de utilities poderia se beneficiar com a eleição de Joe Biden, que promove políticas ambientais e subsídios para energias verdes.

Volatilidade Setorial nos EUA

A empresa brasileira de armamentos, Taurus, mencionou que o período eleitoral nos Estados Unidos é sinônimo de aumento nas vendas, devido às discussões sobre restrições ao armamento civil. No geral, a bolsa americana tende a ser mais agnóstica à presidência, focando em temas como tecnologia, inteligência artificial, juros e resultados corporativos.

Eleições EUA e Expectativas para a Semana

Zé Maria destaca que, nesta semana, os dados econômicos e as declarações do Fed serão mais relevantes para a bolsa americana do que as questões eleitorais. A muitas expectativas pela divulgação da ata do comitê de política monetária e os dados de emprego, pois influenciam diretamente as políticas de juros e a percepção sobre a saúde econômica do país.

Enquanto a bolsa de valores no Brasil acaba altamente sensível às mudanças políticas durante o período eleitoral, nos Estados Unidos, o mercado acaba sendo mais influenciado por fatores econômicos e corporativos. Essa distinção é crucial para os investidores que buscam entender como proteger e alavancar seus ativos durante esses períodos de incerteza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.