Fábrica de filhotes: multidão se une para cuidar de animais resgatados

Os 123 cães e gatos resgatados da “fábrica de filhotes” encontraram um novo lar. Eles foram salvos este mês durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A campanha de adoção promovida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) superou as expectativas e garantiu um final feliz para os animais.

De acordo com a advogada e integrante do Projeto Adoção São Francisco, Ana Paula de Vasconcelos, mais de 1.400 pessoas manifestaram interesse em acolher os animais. Com o número de interessados maior do que a quantidade disponível, todos já estão com novos donos.

Apenas permanecem sob cuidados especiais duas cadelas – uma da raça Pastor Alemão e outra Golden Retriever. Elas estavam prenhas no momento do resgate. Assim que os filhotes nascerem e forem desmamados, também serão encaminhados para adoção responsável.

3 imagens

Operação desmantela "fábrica de filhotes" e resgata 125 animais no DF

Operação desmantela "fábrica de filhotes" e resgata 125 animais no DF
1 de 3

Operação desmantela “fábrica de filhotes” e resgata 125 animais no DF

Material obtido pelo Metrópoles

2 de 3

Operação desmantela “fábrica de filhotes” e resgata 125 animais no DF

Material obtido pelo Metrópoles

3 de 3

Operação desmantela “fábrica de filhotes” e resgata 125 animais no DF

Material obtido pelo Metrópoles

O interlocutor da ação no Tribunal,  desembargador de Contas André Clemente, reforçou a importância da adoção responsável e da sensibilização da sociedade para o combate aos maus-tratos contra animais: “A grande adesão mostra que há muitas pessoas dispostas a oferecer um lar seguro e amoroso para esses animais. É fundamental que a população continue atenta a situações de abuso e denuncie”.

“A grande procura reflete um aumento na conscientização sobre a importância da adoção em vez da compra de animais, especialmente diante de casos de exploração e criação irregular”, completou Clemente.


Relembre o caso

  • A operação que resgatou os bichos ocorreu na região do Caub 1, no Riacho Fundo, no dia 12 de fevereiro.
  • Na propriedade rural, os policiais encontraram um cenário de “extremo sofrimento animal” no local conhecido como “fábrica de filhotes”.
  • Segundo a PCDF, foram identificadas várias baias e canis imundos, com cães da raça Spitz Alemão, Pastor Belga e Golden Retriever, mantidos em condições degradantes – cercados por fezes secas, sem água, sem alimentação e expostos a doenças.

Na operação, seis pessoas foram presas em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, cuja pena pode variar de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e outras sanções previstas na legislação ambiental. A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) continuará as investigações para identificar outros possíveis envolvidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.