Nunes destrava nomeação de ex-prefeito do PL após briga por secretaria

São Paulo — Após um impasse de quase de dois meses, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) oficializou, nesta quinta-feira (27/2), a nomeação do ex-prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PL) (foto em destaque), como secretário-executivo de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo.

O nome de Luiz Fernando havia sido anunciado ainda no início da nova gestão de Nunes, mas a nomeação estava travada devido a indisposições no PL e a disputas pela secretaria.

Brigas no PL

Conforme noticiado pelo Metrópoles, Luiz Fernando é uma indicação do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado (PL), e de Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla. A articulação não envolveu o PL municipal e nem os vereadores da legenda, o que irritou a bancada local.

Além da disputa interna no partido, a nomeação do ex-prefeito de Jundiaí foi dificultada por conta da insatisfação da gestão Nunes com o vereador do PL Lucas Pavanato, que tem adotado uma postura de oposição ao governo municipal.

Disputa pela secretaria

A Secretaria de Desestatização e Parcerias é considerada estratégica pela gestão Nunes, que tem nas desestatizações e parcerias público-privadas uma de suas principais plataformas políticas.

Por essa razão, o Metrópoles apurou que a escolha do novo secretário também teria gerado incômodo entre aliados do prefeito. Luiz Fernando é descrito como um quadro técnico e com boa desenvoltura, o que poderia roubar protagonismo de outros membros do núcleo duro de Nunes.

Há rumores de que a pasta estaria sendo esvaziada, com contratos sob seu comando sendo transferidos para a Secretaria de Subprefeituras.

Além disso, interlocutores afirmam que a própria bancada do PL na Câmara Municipal teria ficado incomodada quando descobriu que não poderia indicar aliados para cargos na secretaria. Os vereadores se reuniram com Luiz Fernando Machado no início de fevereiro para falar sobre a situação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.