Chinês leva golpe de namorada criada por IA e perde R$ 159 mil

Um homem perdeu 200 yuans (cerca de R$ 159 mil) após cair em um golpe em Xangai, na China. Ele foi enganado por criminosos que criaram uma namorada gerada por inteligência artificial. O caso foi divulgado pela mídia estatal chinesa nessa quarta-feira (26/2).

Conforme a mídia estatal, os golpistas usaram um programa de IA generativa para criar vídeos e fotos realistas de uma jovem imaginária e estabeleceram uma relação com o homem, que pensava ser o namorado dela. Com isso, ele transferiu os valores para a suposta conta da mulher.

Golpe

Os criminosos usaram vídeos e fotos falsos para convencer a vítima de que ela precisava de fundos para abrir um negócio e ajudar um familiar a pagar as despesas médicas. Os golpistas criaram, inclusive, registros médicos e uma carteira de identidade falsa para dar credibilidade ao esquema.

A operação foi realizada por uma “equipe de fraudadores que enviou vídeos e fotos criados por IA ou através da combinação de várias imagens”, disse a CCTV, citando uma investigação policial.

No início deste mês, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, pediu aos usuários que tenham cuidado com os relacionamentos on-line, observando que os golpes que usam IA generativa estão aumentando.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.