VÍDEO: ‘Mc Donald’s’ do Império Romano viraliza na internet: ‘Fast food do século 1 d.C.’

Termopólios na Roma Antiga

Ter cozinha em casa era um privilégio de pessoas ricas na Roma Antiga, por isso as pessoas comiam nos termopólios – Foto: Reprodução/ND

Os fast-foods são um símbolo da vida moderna e mundo globalizado, oferecendo refeições rápidas e acessíveis. No entanto, a ideia de vender comida pronta para consumo imediato não é uma invenção recente. Na Roma Antiga, já existiam estabelecimentos com essa função: em os termopólios, que atendiam principalmente as pessoas que não tinham cozinhas em casa.

Em janeiro deste ano, a historiadora Mae Sharifi alcançou mais de 2,4 milhões de visualizações no Instagram e aproximadamente 1,8 milhões no TikTok mostrando esses restaurantes pré-históricos na Pompeia.

O que eram termopólios?

Pequenas lojas de bairro onde os clientes podiam comprar alimentos prontos, como sopas, carnes, pães e vinho quente.

Diferente dos restaurantes modernos, eles não contavam com mesas para refeições individuais, mas serviam como pontos de encontro para os habitantes da cidade.

Termopólios na Roma Antiga

Alguns Termopólios eram sofisticados – Foto: Reprodução/ND

Alguns termopólios, no entanto, eram mais sofisticados e ofereciam espaços decorados para refeições coletivas.

Na época, cozinhar em casa era um privilégio das classes mais altas. A maioria da população vivia em habitações sem estrutura para preparar alimentos, o que tornava os termopólios essenciais no dia a dia dos romanos.

Escavações em Pompeia, cidade soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., revelaram 89 termopólios preservados.

Entre eles, um dos mais famosos é o termopólio de Vetutius Placidus, que ainda conserva os balcões de pedra onde os alimentos eram armazenados em grandes jarros de cerâmica chamados dolia.

Graças ao bom estado de preservação, arqueólogos conseguiram identificar vestígios de alimentos, como ossos de animais e sementes, fornecendo uma visão detalhada sobre a gastronomia romana.

Termopólios na Roma Antiga

Os restaurantes também eram lugares importantes para negociações – Foto: Reprodução/ND

Esses achados revelaram que os pompeianos consumiam uma dieta variada, com lentilhas, peixes, carnes e pães.

Além de servirem comida, alguns termopólios também vendiam calida, um vinho quente e temperado que era bastante popular na época. A bebida, além de aquecer nos dias frios, era visto como revigorante e costumava ser consumido tanto por trabalhadores quanto por viajantes que passavam pela cidade.

Conforme explica a historiadora, os termopólios desempenhavam um papel importante na vida social da época. Além de fornecerem refeições rápidas, eram pontos de encontro para conversas e negociações comerciais.

Em cidades movimentadas, esses estabelecimentos ficavam próximos a mercados e ruas de grande circulação, garantindo um fluxo constante de clientes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mae Sharifi (@history_mae)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.