Vídeo: chefe do tráfico do Paraná é preso com uso do Smart Sampa em SP

São Paulo — Conhecido como “Bem Bom”, Rômulo Alves Farias, de 37 anos, foi preso nessa quarta-feira (26/2), na Rua Augusta, no bairro da Consolação, centro de São Paulo. Foragido da Justiça do Paraná por crimes como associação criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo, o criminoso foi reconhecido pelas câmeras do Smart Sampa da prefeitura e foi detido por equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Durante a abordagem, os guardas municipais encontraram em sua posse dois documentos de identidade falsificados, contendo sua foto, mas com nomes diferentes. Apontado como um dos líderes do tráfico de drogas em Curitiba, no Paraná, Rômulo estava foragido desde agosto do ano passado.

Imagens registradas pelas câmeras do Smart Sampa mostram o criminoso caminhando pela Rua Augusta, quando foi identificado pelo sistema. Após a identificação, equipes da GCM foram mobilizadas ao local e realizaram a prisão (veja vídeo abaixo):

Segundo a polícia, ele também teria integrado uma quadrilha que assaltou uma agência bancária no Paraná em 2014. No roubo, o grupo utilizou explosivos para arrombar o cofre e levar uma grande quantia em dinheiro.

Investigações apontam que Rômulo teria sido o motorista do veículo utilizado na fuga. Digitais do criminoso foram encontradas no retrovisor do carro.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como captura de procurado no 78º Distrito Policial (Jardins), que requisitou exame ao Instituto Médico Legal (IML).

Números do Smart Sampa

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nessa terça-feira (25/2) o “Prisômetro”, um painel com contagem em tempo real de prisões em flagrante e de captura de foragidos identificados por câmeras inteligentes do programa Smart Sampa. Inaugurado em julho do ano passado, o programa já prendeu 720 foragidos, realizou 1.902 prisões em flagrante e identificou 41 desaparecidos.

O painel foi instalado em frente ao Centro de Comando do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, na região central da cidade. A estrutura de LED tem três metros de altura e um metro de comprimento. A ferramenta foi viabilizada por meio de doação da iniciativa privada.

“A gente tem hoje a utilização de 25% da capacidade tecnológica de atuação. Agora vamos para outra etapa para acesso ao Córtex. Vamos estar identificando com 4 mil câmeras qualquer veículo e destacando as motos, usadas com placas roubadas ou furtadas, para diminuir a questão da criminalidade”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na inauguração.

Segundo a prefeitura, a ferramenta digital contará em breve com informações de veículos roubados ou furtados apreendidos pela GCM com auxílio das cerca de 23 mil câmeras inteligentes instaladas na cidade. A identificação de veículos roubados será feita por meio de convênio entre o município e a plataforma Córtex, do governo federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.