Promotor responsável por acusações contra Trump renuncia ao cargo

O promotor especial Jack Smith, responsável por dois processos contra o presidente eleito Donald Trump (Republicano), renunciou ao cargo no Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) na última sexta-feira (10/1).

A saída ocorreu dez dias antes da posse de Trump.

Entenda o caso:

  • Jack Smith, promotor responsável por dois processos contra Donald Trump, deixou o cargo no Departamento de Justiça em 10 de janeiro, dez dias antes da posse de Donald Trump. A saída foi confirmada em um documento judicial.
  • Smith atuava como conselheiro especial e liderou duas ações criminais contra o presidente eleito
  • Em um dos processos, Trump era acusado de tentar reverter sua derrota nas eleições de 2020. Outro processo acusava o republicano de retirar documentos da Casa Branca.
  • Ambas acusações contra Trump foram arquivadas após a vitória do republicano em 2024.

A renúncia, já esperada, veio à tona por meio de uma nota de rodapé em um processo judicial divulgado no último sábado (11/1).

O documento enviado à juíza federal Aileen M. Cannon pediu a revogação de uma ordem que bloqueava a divulgação de um relatório de Smith. “O conselheiro especial concluiu seu trabalho e apresentou seu relatório final confidencial em 7 de janeiro de 2025, desligando-se do Departamento em 10 de janeiro”, dizia um trecho do documento.

Smith, no cargo desde 2022, atuou anteriormente em Haia, lidando com crimes de guerra no Kosovo.

Em 2024, Trump se tornou  o primeiro presidente dos EUA a ser condenado.  Ele tem processos em Nova York, duas acusações federais lideradas por Smith e um caso na Geórgia relacionado às eleições.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.