A velocidade dos conteúdos virais nas redes sociais

A viralização de conteúdos na internet, em geral, são movimentos efêmeros que surgem de assuntos em alta (pode ser um filme, uma novela, uma música, uma fala marcante/bordão, que surge e se torna um áudio engraçado ou polêmico para dublar um vídeo, uma notícia ou qualquer outra coisa que desperte a criatividade).

E rapidamente fazem sucesso e são replicados muitas e muitas vezes alcançando o movimento da viralização.

Esse ganho de espaço se tornou um gancho para que as marcas e criadores de conteúdo se conectem de maneira mais direta e eficaz com o público. Por isso, é essencial entender como usar o movimento para gerar conexão.

Durante as ondas desses movimentos, os indivíduos se sentem conectados por um mesmo assunto e, então, querem compartilhar entre si. Estamos diante de uma oportunidade para aproveitar os conteúdos que viralizam como uma porta aberta para entrar na conversa gerada pelas comunidades, pelos usuários, a partir dos próprios códigos.

A estratégia também é uma forma de hackear o algoritmo para aumentar o alcance da sua empresa. Quanto mais um conteúdo atrai os famosos likes, comentários e compartilhamentos, mais o algoritmo o entende como relevante. Portanto, o mostra mais vezes, para mais usuários, representando uma oportunidade de alcançar mais público potencial para criar laços e gerar novas conexões.

Ou seja, acompanhar as situações que viralizam na rede é uma maneira de a sua marca se adaptar ao comportamento do usuário na internet para despertar o máximo de público possível com o menor investimento possível (reduzindo, por exemplo, a necessidade de trabalhar com tráfego pago).

Porém, o sucesso disso depende saber aproveitar o tempo e a maneira correta para que o conteúdo viralizado seja uma ferramenta poderosa que influencia comportamentos e guia escolhas de consumo.

Saiba como identificar uma trend

Em geral, elas emergem na aba “Explorar” do Instagram, acompanhadas por uma hashtag exclusiva que contribui para a leitura do algoritmo.

Uma outra rede que cria conteúdo viral com frequência e agilidade é o TikTok, impulsionada pela Geração Z.

Então, quem quer aproveitar o movimento precisa ser um consumidor constante de conteúdo para ficar por dentro daquilo que está em alta.

Para começar a entender e estudar, é possível buscar por trends que têm se consolidado como formato de publicações, à exemplo POV (Point of View), que nada mais é que uma forma de contar uma história por um “ponto de vista”; do Photo Dump; e dos templates “sua vez” nos Stories do Instagram.

Seja rápido para criar

Com o dinamismo das redes sociais e o bombardeio de conteúdos, os conteúdos aparecem e se tornam ultrapassados quase na mesma velocidade, é um ponto criterioso escolher em quais trends embarcar (é preciso cuidado para avaliar e analisar se elas se enquadram com a persona e com os valores e princípios da sua marca).

Use a trend como referência, mas não como uma cópia

Recrie de uma forma que entregue autenticidade e mantenha a essência da sua marca com elementos de rápida identificação do público com o tema.

A trend para a marca nada mais é do que se colocar nesse momento de descontração e, com isso, abrir caminho para fortalecer seu branding e, consequentemente, sua oferta.

Nathalia Sanches é diretora de operações na Growth Comunicações.

 

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