PF mira grupo que movimentou R$ 15 mi em fraudes com carros de luxo

A Polícia Federal e a Receita Federal realizam nesta quinta (16) uma operação contra um grupo suspeito de fraudar financiamentos de veículos de luxo, sonegação fiscal, falsificação ideológica e lavagem de capitais.

Batizada de operação Creditum, a ação mira um grupo que movimentou cerca de R$ 15 milhões com as operações.

São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus (AM), Manacapuru (AM) e Rio de Janeiro (RJ).  Além das buscas, a PF mira o sequestro e a indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos investigados.

Segundo a PF, a investigação mostrou que os alvos “obtinham, mediante fraude, diversos financiamentos de veículos de luxo, com descontos angariados por meio de benefício fiscal, com o intuito de revender os veículos financiados para terceiros sem o conhecimento da instituição bancária.”

Além dos investigados, laranjas eram utilizados para conseguir os financiamentos para o veículos de luxo.

Para isso, documentos eram fraudadas e a prática dos crimes contava com a participação de “funcionários/gerentes/diretores de instituição financeira e de concessionárias de veículos.”

O nome Creditum, diz a PF, vem do latim e significa “coisa confiada”. Ele foi escolhido porque o grupo criminoso “repassava veículos de luxo, obtidos mediante fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, ou seja, eram baseadas na confiança.”

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.